fbpx

Webinar | Série Internet Industrial

Ativo 3

Webinar

Série Internet Industrial

Inteligência Artificial, o próximo grande salto de produtividade para a Indústria

produtividade para a Indústria

Em 2018, a FIESP, em parceria com o SENAI, realizou uma importante pesquisa sobre a situação da Quarta Revolução Industrial no país. Entre outros pontos importantes da pesquisa que serviram para a elaboração de uma série de estudos e propostas, ela indicou que 90% das empresas concordam que a Indústria 4.0 “aumentará a produtividade” e que “é uma oportunidade ao invés de um risco”.

Uma característica da Indústria 4.0 são os chamados sistemas cyber-físicos, uma combinação de infraestrutura física e virtual de produção. Ou ainda, o conceito de gêmeos digitais, pelo qual ativos (ou a fábrica inteira) do mundo real, possuem uma representação virtual que permite simular, monitorar e, além disso, com a inteligência artificial, antecipar problemas e otimizar a produção. Pesquisa da consultoria McKinsey indica que 1% dos dados gerados por toda a infraestrutura física não são utilizados atualmente, e como o dado é o novo petróleo, estamos desperdiçando todos os dias nas empresas um inestimável potencial de ganhos para o país estimado em bilhões de reais.

Com muitas empresas atualmente paralisadas por conta da pandemia do Coronavírus, e incapacitadas de realizar projetos que demandem grandes alterações na infraestrutura física, ainda é possível avançarmos no mundo virtual.  Temos chance de combinar a força de trabalho que ainda se mantém ativa (muitos trabalhando remotamente), com a tecnologia virtual em nuvem, para juntos avançarmos em projetos pilotos em pequena escala, rapidamente provar o valor para o negócio e, depois de passada a crise, expandirmos os ganhos para toda a empresa.

Além disso, os profissionais também podem aproveitar esse tempo de trabalho remoto ou férias forçadas em casa, para aprenderem e entenderem mais sobre as tecnologias da Indústria 4.0.

Nesse Webinar veremos como a Inteligência Artificial e o Aprendizado de Máquina tem o potencial de proporcionar um salto de produtividade e grandes ganhos financeiros para a indústria, com base em dados já existentes no processo industrial, mas que hoje estão isolados em diferentes sistemas, e por isso, são desperdiçados.

Os especialistas da Konitech e da i-IoT Solutions irão apresentar como facilmente extrair esses dados e rapidamente obter resultado através de tecnologias prontas e disponíveis para utilização imediata.

Flavio Maeda

Sócio-diretor da Konitech

Engenheiro Mecatrônico formado pela POLI/USP em 1998 com mais de 20 anos de experiência em TI Industrial. Fundador e atual vice-presidente da ABINC – Associação Brasileira de Internet das Coisas. Responsável pelo Comitê de Manufatura e representante da associação no GT de Capital Humano da Câmara da Indústria 4.0 do Governo Federal. É também sócio da Konitech, uma empresa de consultoria, provedora e integradora de soluções de Digitalização da Manufatura, IoT Industrial e Inteligência Artificial, fundada em 2005.

Ruslan Segursky

Especialista Técnico na Industrial IoT Solutions

Analista de Sistemas pela Impacta, Especialista Técnico Oden na Industrial IoT Solutions. Experiência de 20 anos em TI na área de desenvolvimento e automação em redes industriais.

DATA

07/04/2020

HORA

09H00 ÀS 10H00

LOCAL

Webinar online gratuito

Aguarde pela versão On Demand

Konitech 2020 | konitech.com.br | Inbound Marketing por HyTrade Marketing Digital