fbpx
chão de fábrica digital

Por John Klaess

Todos nós já ouvimos dizer que a tecnologia digital está mudando a manufatura.

Mas, a menos que seu trabalho seja de relatar novas tecnologias, pode ser difícil acompanhar o dilúvio dos novos avanços.

É ainda mais difícil saber quais deles funcionarão em suas operações.

Portanto, neste artigo, faremos um tour pelo chão de fábrica digital.

Teremos uma visão de alto nível das tendências recentes, focando em quatro áreas principais.

  1. Transparência
  2. Conectividade
  3. Integrações
  4. Abertura

O objetivo é ajudá-lo a encontrar maneiras pelas quais a tecnologia digital poderá ajuda-lo a aumentar a lucratividade do seu chão de fábrica.

O que é um chão de fábrica digital?

Vou usar muito a expressão "chão de fábrica digital", para ajudar a garantir que estamos todos falando da mesma coisa.

Um chão de fábrica digital é simplesmente uma operação de manufatura pesada realizada por máquinas, que faz um esforço conjunto para aplicar ferramentas digitais aos seus processos.

Esta é uma definição vaga. Mas, veja por que ser vaga é bom.

Não faz sentido estabelecer limites rígidos quando a digitalização é um espectro. Algumas fábricas possuem alguns processos ou máquinas digitalizados. Outras têm linhas ou células completas. Outras têm plantas completas.

Este termo perderia seu valor descritivo se fosse aplicado apenas a uma fábrica hipotética e totalmente conectada em rede.

Mais que nada, um “chão de fábrica digital” é uma mentalidade.

Esta é uma abordagem aos processos e tecnologias de manufatura que valoriza a experimentação inteligente. Os chãos de fábrica digitais estão abertos a novas possibilidades, seja como adotantes precoces ou quando houver necessidade.

Portanto, sem mais delongas, aqui estão quatro recursos que definem o moderno chão de fábrica.

O chão de fábrica digital é transparente

Informação é poder. Os dados são mais valiosos que petróleo, e você sabe o que deve fazer com eles.

Então, acima de tudo, o chão de fábrica digital oferece uma visão holística e transparente da produção.

As empresas em seus chãos de fábrica compartilham um conjunto de perguntas:

  • Estamos satisfazendo as expectativas de tempo de atividade?
  • Qual é a OEE do dia? E da semana?
  • Houve algum tempo de inatividade não planejado? Se sim, por quais motivos?
  • Estão todas as máquinas em boas condições de trabalho?
  • Onde estão minhas ferramentas de máquinas? Qual é o tempo de desgaste delas?
  • Estamos cumprindo os cronogramas de manutenção?

O chão de fábrica digital responde todas essas perguntas. Monitorando o estado, desempenho e condição das máquinas, toda e qualquer informação sobre as máquinas pode ser acessada em tempo real. E aplicativos simples, como rastreamento de ferramentas − rastreamento de localização, desgaste e histórico de trabalho − permitem que você saiba exatamente onde estão todas as ferramentas e quais são suas condições.

Mais do que tudo, as máquinas conectadas fornecem uma fonte de verdade para toda a operação.

Os painéis de suas máquinas, em qualquer lugar

A informação só é valiosa quando for acessível.

No chão de fábrica digital, as informações são visíveis para todos. E através de avanços como terminais remotos de máquinas, elas são visíveis onde você precisar delas.

No chão de fábrica, no escritório, em um smartphone − em qualquer lugar. O chão de fábrica digital traz os dados para onde você estiver.

O chão de fábrica digital é conectado

Seja uma máquina analógica antiga ou uma nova máquina com conectividade digital nativa, o chão de fábrica digital coloca suas máquinas online.

Com conectividade na nuvem, dispositivos de borda e comunicação máquina a máquina, há mais pontos de conexão do que nunca, e tudo isso significa mais e melhores dados.

Mas as máquinas não são a única coisa conectada no chão de fábrica digital.

De forma crucial, as pessoas também são.

Se você passou algum tempo em manufatura, você sabe que o que acontece ao redor das máquinas é tão importante quanto o que acontece dentro delas. O comportamento humano, o roteamento de tarefas e a localização das ferramentas são apenas alguns dos fatores que influenciam o desempenho geral de um chão de fábrica.

O chão de fábrica digital reconhece esse fato. Agora, os fabricantes podem executar instruções de trabalho para SOPs de trocas, configuração das máquinas e manutenção. Quando houver tempo de inatividade, os operadores poderão inserir um código que explica por qual motivo.

Por fim, a conectividade dos chãos de fábrica é tanto uma representação da ação humana quanto uma medição do desempenho das máquinas. Sem considerar os seres humanos em torno das máquinas, você terá apenas uma fração da imagem total.

Está gostando desse post? Então, assine a nossa newsletter!

O chão de fábrica digital é integrado

Quantos diferentes sistemas de registro de informações você usa?

Um ERP? Um MES? PLCs?

Quantos deles não influenciam diretamente os processos de fabricação?

Microsoft office? Software de agendamento? Rastreamento de inventário?

Com tantos sistemas, os silos são uma consequência natural.

O chão de fábrica digital integra esses vários sistemas em um todo interconectado. As integrações de soluções de ERP e de chão de fábrica simplificam a produção de ordens de serviço e o rastreamento de estoque. Os aplicativos integrados de monitoramento de máquinas e reposição de materiais permitem determinar quando e onde os materiais precisam ser movidos para manter a operação funcionando.

O que surge é um ecossistema de manufatura. Cada peça de hardware e software tem seu nicho. Todas elas trabalham em harmonia para alcançar resultados positivos de manufatura. E, assim como os ecossistemas, elas estão conectadas de maneiras importantes e surpreendentes.

O chão de fábrica digital está aberto

Finalmente, o chão de fábrica digital está aberto.

Por aberto, quero dizer que toda peça constituinte de software, dispositivo e máquina pode se conectar abertamente com outros softwares, dispositivos e máquinas.

As soluções não são úteis se elas não puderem funcionar bem junto com outras. E à medida que a tecnologia se tornar cada vez mais importante nos próximos anos, você desejará garantir que tudo o que você introduziu em suas operações permaneça aberto e compatível, independentemente do que o futuro trouxer.

Conclusões: um mundo de oportunidades

Nesta breve turnê, eu descrevi várias maneiras através das quais a tecnologia digital está transformando a manufatura no chão de fábrica.

Felizmente, uma (ou muitas delas!) o tocaram e você tem algumas ideias sobre como começar a construir seu próprio chão de fábrica digital.

Se você tiver alguma dúvida sobre como começar, ou o que funcionará para você, entre em contato conosco.

Fonte: Tulip

E-BOOK

Este guia é nossa tentativa de convencê-lo de que a primeira palavra na expressão “Cultura Digital” é a mais importante das duas. Adiante, iremos definir e descrever a cultura digital na manufatura; delinear conceitos tecnológicos importantes; e fornecer estratégias concretas para alinhar a visão com a prática. No final, você terá uma base para promover uma forte cultura digital em sua organização e colher os benefícios trazidos por ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *