fbpx
Manufatura Enxuta

Por Jenna Koo

Os termos Cycle Time, Lead Time e Takt Time são frequentemente usados em manufatura de maneira intercambiável.

No entanto, existem diferenças claras entre essas medidas e no modo como cada uma delas é calculada. Compreender como cada uma delas é usada pode otimizar o fluxo de trabalho, os recursos e o tempo de trabalho no chão de fábrica.

O Tempo de Ciclo, o Prazo de Entrega e a Produtividade são abordagens para a manufatura enxuta, isto é, uma maneira de medir a eficiência e a qualidade dos produtos e de reduzir disrupções e processos desnecessários.

O que é o Tempo de Ciclo (Cycle Time)?

Qual é a definição do Tempo de Ciclo (Cycle Time)?

O Tempo de ciclo é a quantidade de tempo que uma equipe gasta realmente trabalhando na produção de um item, até o produto estar pronto para ser entregue. É o tempo necessário para concluir uma tarefa. Isso inclui o tempo gasto na produção do item e as etapas de espera (quantidade de tempo que a tarefa permanece "aguardando" no quadro) entre os horários de trabalho ativo.

O Tempo de Ciclo é o que a maioria das pessoas pensa convencionalmente quando usa equivocadamente o prazo de entrega (Lead Time) e a produtividade (Takt Time) de maneira intercambiável.

O Tempo de Ciclo é um dos principais KPIs da manufatura. Os sistemas ERP e MES usam o Tempo de Duração do Ciclo para programar, comprar e orçar a produção.

Como calcular o Tempo de Ciclo

O Tempo de Ciclo é também uma parte importante do cálculo da OEE (Equipment Overall Efficiency, ou eficiência geral do equipamento). Portanto, entender o Tempo de Ciclo é o primeiro passo para medir com que precisão uma operação de manufatura é utilizada.

Você precisa de dois números para calcular o Tempo de Ciclo. O número total de produtos produzidos e o tempo total necessário para produzi-los.

A fórmula do Tempo de Ciclo (Cycle Time)

A fórmula para calcular o Tempo de Ciclo é a seguinte:

Manufatura Enxuta

Exemplo do Tempo de Ciclo (Cycle Time)

Suponha que sua equipe trabalhou 40 horas por semana, produzindo um total de 160 unidades.

Manufatura Enxuta

A chave para manter um bom sistema de produção é manter a Produtividade (Takt Time) logo abaixo do Tempo de Ciclo (Cycle Time). Se o seu tempo de espera for superior a 15 minutos, você poderá ter dificuldades em atender à demanda do cliente. Reduzir o Tempo de Ciclo é uma das muitas maneiras de manter um cronograma constante e gerenciável no chão de fábrica.

O que é o Prazo de Entrega (Lead Time)?

Qual é a definição de Prazo de Entrega (Lead Time)

O Prazo de Entrega (Lead Time) é o tempo medido desde o momento no qual o cliente faz um pedido até o momento em que o produto final é entregue.

Isso pode ser facilmente entendido pensando no tempo total necessário para o cliente receber o produto, a partir do momento em que colocou o pedido até o momento em que recebeu a remessa. O Prazo de Entrega (Lead Time) é o Tempo de Ciclo mais a quantidade adicional de tempo que leva para iniciar a produção e o tempo necessário para entregar o produto acabado.

Como calcular o Prazo de Entrega (Lead Time)

Para calcular o Prazo de Entrega (Lead Time), você só precisa saber a hora/data em que o pedido foi recebido e a hora/data em que o cliente recebeu o pedido solicitado. É o tempo desde o recebimento do pedido até o sua entrega.

Fórmula do Prazo de Entrega

Manufatura Enxuta

Exemplo do Prazo de Entrega (Lead Time)

Suponha que seu cliente colocou um pedido no dia 1 de junho e que você entregou esse pedido no dia 1 de julho.

Manufatura Enxuta

Todo o tempo gasto nesses 30 dias − processamento, fabricação, rotulagem e envio do pedido − é incluído no cálculo do Prazo de Entrega (Lead Time). Portanto, o Tempo de Ciclo e outros tempos de processamento precisam ser reduzidos para reduzir o Prazo de Entrega (Lead Time).

O que é a Produtividade (Takt Time)?

Qual é a definição de Produtividade (Takt Time)?

A expressão Takt Time em alemão quer dizer ritmo. É o ritmo constante que a produção deve seguir para satisfazer as demandas do cliente.

A Produtividade (Takt Time) é a velocidade da qual os processos e sistemas de manufatura precisam para concluir a produção, para atender à solicitação do cliente. Portanto, ela é menor que a medida do total do tempo necessário para completar um segmento, ou a totalidade da produção.

A Produtividade (Takt Time) mede o ritmo que o trabalho precisa ter para entregar o que foi prometido.

Como calcular a Produtividade (Takt Time)

A Produtividade (Takt Time) pode ser calculada como a quantidade de tempo disponível até a entrega do produto, isto é, o tempo necessário para produzir as quotas que o cliente solicitou.

Fórmula da Produtividade (Takt Time)

Manufatura Enxuta

Exemplo da Produtividade (Takt Time)

Suponha que você tem 30 dias semanais disponíveis para produção, e que o cliente pediu 120 unidades e suponha que a produção é realizada 8 horas por dia:

Manufatura Enxuta

Este cálculo significa que você precisará produzir uma unidade a cada duas horas para satisfazer a demanda do seu cliente.

Tempo de Ciclo (Cycle Time) vs. Prazo de Entrega (Lead Time) vs. Produtividade (Takt Time)

Benefícios de calcular cada uma das medidas de produção

Tempo de ciclo (Cycle Time)

Prazo de Entrega (Lead Time)

Produtividade (Takt Time)

  • Calcula a velocidade da produção
  • Pode ser usado para fazer ajustes do tempo de produção para satisfazer as demandas do cliente
  • Fornece dados significativos para ajustar o Prazo de Entrega (Lead Time)
  • A visão geral completa do processo de produção
  • Pode ser usado para melhorar não apenas o ritmo da produção, mas também as velocidades adicionais de processamento, como logística e remessa
  • Produtividade (Takt Time) pode ser comparada com o Tempo de Ciclo (Cycle Time) para entender o status atual da capacidade de produção
  • Evitar o excesso de produção/subprodução
  • É usada para melhorar ou para reestruturar os cronogramas de produção

A diferença entre o Tempo de Ciclo (Cycle Time) e o Prazo de Entrega (Lead Time)

A maneira mais fácil de entender as diferenças entre o Tempo de (Cycle Time) e o Prazo de Entrega (Lead Time) é que o Tempo de Ciclo faz parte do Tempo Total de Entrega. O Tempo de Ciclo mede apenas o ritmo de produção no processo de manufatura, enquanto o Prazo de Entrega inclui todos os processos operacionais que antecedem e aqueles que acontecem depois do estágio de manufatura.

O Prazo de Entrega (Lead Time) é medido sob a perspectiva do cliente, enquanto que o Tempo de Ciclo é medido sob o ponto de vista interno do processo.

A diferença entre o Tempo de Ciclo (Cycle Time) e a Produtividade (Takt Time)

O Tempo de Ciclo (Cycle Time) é o que a manufatura 'pode fazer', enquanto que a Produtividade (Takt Time) é o que ela 'precisa fazer'. Esses dois números podem ser usados para entender se a produção pode satisfazer as demandas do cliente, uma vez que os tempos adicionais de processamento durante o Prazo de Entrega (Lead Time) permanecerão constantes para todos os ritmos do Tempo de Ciclo.

A demanda do cliente pode ser bem atendida dentro do cronograma de produção. Isso também pode levar a um Prazo de Entrega (Lead Time) total mais curto do que o solicitado.
A demanda do cliente pode ser atendida. O Prazo de Entrega (Lead Time) provavelmente corresponderá ao tempo desde a solicitação do pedido até a entrega desejada pelo cliente.
A demanda do cliente não poderá ser atendida com o atual cronograma de produção. O Prazo de Entrega provavelmente será maior do que o solicitado.

A Konitech é uma empresa de consultoria, provedora e integradora de soluções de digitalização da manufatura, Inteligência Artificial e IOT Industrial, com mais de 15 anos de história em implementar novas tecnologias para diversos segmentos industriais, com clientes no Brasil e no Exterior. Entre em contato conosco para caso tenha interesse em implementar os conceitos de manufatura enxuta na sua empresa.

Fonte: Tulip

E-BOOK

Este guia é nossa tentativa de convencê-lo de que a primeira palavra na expressão “Cultura Digital” é a mais importante das duas. Adiante, iremos definir e descrever a cultura digital na manufatura; delinear conceitos tecnológicos importantes; e fornecer estratégias concretas para alinhar a visão com a prática. No final, você terá uma base para promover uma forte cultura digital em sua organização e colher os benefícios trazidos por ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *