fbpx
SaaS vs PaaS vs IaaS

Por John Klaess

A manufatura possui a sua terminologia própria e também adota uma série de “sopa de letrinhas” tais como MES, TPM, CLP, CEP, entre outras.

Com o advento das soluções na nuvem e a convergência de IT (Information Technologies) e OT (Operational Technologies) no chão de fábrica, os fabricantes são frequentemente confrontados com um curioso conjunto de novas siglas originárias do mundo de TI como: SaaS, PaaS e IaaS. Referindo-se respectivamente a Software como Serviço (Software as a Service), Plataforma como Serviço (Platform as a Service) e Infraestrutura como Serviço (Infrastructure as a Service), essas ferramentas baseadas na nuvem oferecem novas alternativas e soluções acessíveis e configuráveis para praticamente todos os problemas no chão de fábrica.

No entanto, você será perdoado por se perguntar como elas diferem uma da outra.

Este post explicará as diferenças entre essas ofertas como serviço. Analisarei o que elas são, por que existem e quando considerar cada uma delas para suas operações.

O que é SaaS?

Software as a service refere-se a software hospedado pelo provedor e distribuído pela Internet.

Com o SaaS, o software não reside em uma única máquina. Em vez disso, a maioria dos SaaS é licenciada por meio de um modelo de assinatura, e os usuários podem acessar suas contas de qualquer local que tiver uma conexão com a Internet (e, em muitos casos, também offline).

Há muitas vantagens no SaaS:

  • O SaaS pode ser implantado rapidamente, começando pequeno.
  • O SaaS não exige grandes desembolsos para recursos de infraestrutura.
  • O SaaS geralmente vem em planos diferenciados. Portanto, você terá a opção de pagar pelos recursos que usar, nem mais nem menos.
  • O SaaS é muito mais acessível que o software que roda em uma única máquina dentro da empresa.
  • As atualizações de SaaS são feitas em versões. Isso significa que você não precisará atualizar cada máquina individualmente.
  • Por ser licenciado através de em um modelo de assinatura, você pode pagar pelo serviço apenas enquanto ele criar valor para sua operação.
  • O SaaS fornece gerenciamento de dados de fonte única, permitindo segurança digital, backup e análises mais abrangentes

Como discutimos anteriormente, o SaaS é mais barato, mais confiável e mais fácil de escalar na manufatura, onde sistemas rígidos no local criaram barreiras à inovação digital. Um dos primeiros passos para promover a transformação digital para os fabricantes é aproveitar esses benefícios, especialmente para pequenas e médias empresas, nas quais a acessibilidade, a flexibilidade e a escalabilidade são as chaves do crescimento.

SaaS vs PaaS vs IaaS
A interseção entre SaaS, PaaS e IaaS cria a oportunidade para desbloquear a fábrica conectada.

Criando seus próprios aplicativos com a PaaS

Embora o SaaS ofereça uma ampla variedade de funcionalidades, nem todas as empresas são iguais. Especialmente na manufatura, onde não há duas linhas iguais, é importante poder adaptar soluções para seus desafios únicos.

É aí que entra a PaaS. As ofertas de plataforma como serviço permitem que seus clientes projetem, construam e implantem aplicativos personalizados. Simplificando, a PaaS é um software que cria mais software. E para os fabricantes, isso permite uma customização com boa relação custo/benefício em grande escala, sem sobrecarregar os recursos internos de TI.

Com a PaaS, a empresa de licenciamento oferece uma infraestrutura subjacente dedicada e um ambiente de desenvolvimento. O espírito da PaaS é que os usuários de negócios entendam melhor seus problemas e possam construir soluções para esses problemas. O outro lado dessa lógica é que frequentemente a TI está sobrecarregada para atender a todas as solicitações para novos recursos ou aplicativos.

A PaaS oferece aos engenheiros a capacidade e autonomia para criarem aplicativos personalizados para suas linhas de produção e dar para à TI mais tempo para se concentrar em tarefas essenciais em outros setores.

SaaS vs PaaS vs IaaS

A PaaS vem em uma variedade de formas, desde as altamente técnicas até as sem necessidade de codificação.

Estabelecendo os fundamentos da IaaS

O SaaS, a PaaS e a IaaS compartilham muitas semelhanças e suas vantagens estão enraizadas na entrega via nuvem. Na IaaS, o hardware de TI de um fabricante (servidores, redes, balanceadores de carga) é totalmente baseado na nuvem. Enquanto o SaaS desanexa ferramentas específicas de software do usuário final de estarem no local, a IaaS é quando todo o sistema de infraestrutura foi para a nuvem.

Está gostando desse post? Então, assine a nossa newsletter!

À medida que progride, a IaaS é a solução em nuvem mais madura para a manufatura e, no entanto, imita muito os robustos recursos das soluções tradicionais locais. O benefício mais claro da infraestrutura de leasing é reduzir os custos operacionais, com o benefício adicional de poder escalar rapidamente à medida que sua empresa crescer.

Com a IaaS, as empresas adquirem acesso a recursos de armazenamento e computação além das novas tecnologias de Inteligência Artificial que antes eram acessíveis apenas à grandes corporações e com IaaS passam a ser acessíveis também às médias e pequenas empresas. Fornecedores como AWS e Microsoft Azure fornecem aos clientes a infraestrutura necessária para dar suporte a iniciativas digitais mais amplas.

A IaaS torna mais rápido, mais barato e mais fácil começar a manufatura digital, além de ser escalável quando for necessário.

Se você estiver curioso para saber como SaaS, PaaS e IaaS podem ajudá-lo a avançar ainda mais em sua jornada de manufatura digital, estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato conosco para obter uma consulta gratuita hoje mesmo.

Fonte: Tulip

 

E-BOOK

Augmented Worker

Potencializando as Pessoas na Indústria 4.0

Este guia apresentará o aprimoramento da manufatura – as novas tecnologias, seus casos de uso e seus princípios. Definiremos o que significa extensão no contexto da manufatura, explicaremos por que a manufatura precisa ser aprimorada agora e avaliaremos as diferentes tecnologias e aplicações que estão ampliando a atividade dos trabalhadores no chão de fábrica, no cenário atual.

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?