fbpx
plataforma de análise preditiva

Por Luis Morinigo, VP Business Development & Strategic Partnerships da TwinThread

Se você estiver procurando alavancar uma plataforma de análise preditiva, isto significa que você está interessado em aprender rápido e agir com mais rapidez. Uma plataforma de análise preditiva poderá conduzir sua organização em direção a uma maior eficiência, removendo barreiras que impedem seus especialistas de acessar os principais insights de que precisam para tomar decisões críticas. No entanto, apenas escolher qualquer plataforma preditiva antiga não vai necessariamente resultar em uma otimização rápida. A realidade é que, apenas para começar, muitas soluções exigem tempo e comprometimento consideráveis de sua organização.

Dito isso, certamente não precisa ser assim. Uma plataforma abrangente apoiada por um provedor experiente no setor deverá permitir que você confirme rapidamente o seu valor. E, lembre-se de que você estará impaciente para ver resultados quantificáveis em relação à eficiência operacional. Você deverá levar essa impaciência para a fase de prova de valor da solução em potencial. Não definhe no limbo − sem saber por um longo período se uma plataforma em particular vai fazer o que promete. Não aceite nada menos do que uma solução preditiva (e fornecedor) que deseja descobrir rapidamente (seja ela adequada ou não).

O velho ditado “tempo é dinheiro” certamente parece ser verdadeiro neste caso. A fase de prova de valor de qualquer solução empresarial é apenas o começo −, mas também é sobre o provedor da solução dar o seu melhor. Se ele não aproveitar sua plataforma para permitir que sua organização prove o valor de maneira rápida e eficiente, o que isso diz sobre a velocidade (ou a falta dela) com que o sistema oferecerá os insights necessários para otimizar suas operações no futuro?

Este recurso irá detalhar como nós, da TwinThread, em parceria com a Konitech, nosso representante exclusivo no Brasil, valorizamos a velocidade em tudo o que fazemos. Não queremos apenas que seus especialistas trabalhem com as melhores informações. Queremos que eles acionem os principais insights o mais rápido possível. Sua Plataforma de Operações Preditivas escolhida não deverá servir como mais uma barreira para o progresso e melhoria. Ela deverá eliminar as lacunas e capacitar seus solucionadores de problemas para superar os desafios diariamente.

Rápida conexão

Puro e simples − qualquer solução preditiva que sua organização buscar, ela deverá se conectar às fontes de dados existentes de maneira fácil e rápida. No Teste Litmus de avaliação de uma plataforma em potencial, se ela for capaz de se basear em suas informações existentes o valor terá que ser muito alto (se não o primeiro) em sua lista de pré-requisitos. Quer sua organização use sistemas SCADA, historiadores, sistemas MES, CMMS, dispositivos e sensores de IoT ou qualquer outra variedade de data center, sua solução preditiva de escolha deverá se emparelhar com a fonte de forma simplificada e mostrar a promessa imediata de obtenção de insights.

Seus solucionadores de problemas estarão ocupados inovando e otimizando todos os esforços operacionais. Eles não terão tempo para lutar com um processo de implementação entediante. Todo o propósito de uma solução de análise preditiva é possibilitar a velocidade para obter maior eficiência. O que seus especialistas precisam é conectar-se aos seus dados em minutos, obter insights significativos em horas e ter autonomia para operacionalizar essas eficiências em dias.

Você notará um tema evidente em todo este recurso, de que o tempo é essencial quando você estiver tentando provar o valor de um centro de operações de análises preditivas. É por isso que começar com uma nova solução precisará ser rápido.

Quanto mais você for capaz de condensar o tempo entre a implementação e o insight, mais evidente será o valor da solução. Seu provedor de soluções deverá interpretar os primeiros dias como uma corrida contra o relógio, para garantir que sua organização possa ver claramente o valor quantificável que a oferta gerará.

Extraia informações dos dados existentes

Esta é uma suposição justa, de que provavelmente não haja escassez de dados operacionais em sua organização. Com toda probabilidade, há tanto com o que lidar que pode parecer (às vezes) que você está imobilizado pela quantidade. O que seus especialistas de campo precisam é de um atalho para obter os insights que estão apenas esperando para serem encontrados em seus dados agrupados. A rota panorâmica poderá leva-lo para onde você está indo, mas certamente isto não é rápido o suficiente quando se tratar de estabelecer e manter uma vantagem competitiva.

Mas vamos dar um passo para trás por um segundo. É claro que ter uma grande coleção de dados pode ser opressor e resultar em sobrecarga de informações. No entanto, também é o recurso crítico de que você precisa para coletar ideias. Portanto, se você tiver uma solução que possa fazer a curadoria de dados de forma significativa para você, na verdade é muito melhor ter mais do que menos. Uma solução preditiva que priorizar a velocidade para obter insights apoiará a inovação de seus especialistas, oferecendo as principais informações rapidamente (livre do resto do ruído de dados).

Permitir que seus especialistas cortem o oceano de informações que sua organização possui é apenas outro exemplo de como uma plataforma preditiva válida provará seu valor em um curto período de tempo. O trabalho pesado já está feito − sua organização coletou todos os dados.

Agora, é hora de explorar as informações e converter os principais insights em ações operacionais. Não daqui a um ano, não daqui a alguns meses, mas agora mesmo. Seus insights estão esperando para ser encontrados − use uma solução preditiva que não faça seus especialistas esperar mais.

Visualize as informações

Uma coisa é descobrir insights rapidamente. Ser capaz de visualizar esses insights por meio de animações gráficas personalizadas é algo totalmente diferente. Dar vida aos seus dados combinando insights com representações ilustradas dos ativos com os quais seus especialistas interagem diariamente permitirá uma compreensão mais rápida e abrangente das oportunidades que a adaptação sugerida apresentar. Ao visualizar suas informações por meio desses “gêmeos digitais”, a operacionalização de insights acontecerá com mais rapidez e precisão.

Conforme foi acima mencionado, um gêmeo digital é uma renderização ou representação de um ativo físico baseada em computador. Por exemplo, você tem um conjunto de bombas que está monitorando. Ao aplicar um gêmeo digital, você será capaz de se manter informado sobre as especificações técnicas e métricas do desempenho dessas bombas, não importando onde você estiver (em qualquer lugar do mundo). Portanto, em vez de ter que estar ao lado das bombas para se familiarizar com os dados em linha, você poderá fazer isso de forma remota pelo computador.

Você não apenas verá as informações atuais sobre as bombas, mas também poderá ver o histórico de desempenho delas. Isso poderá apoiar seus especialistas na determinação de tendências de desempenho, que resultarão na prevenção de condições ideais externas e aumentará a vida útil desse ativo específico (e a vida útil de todos os ativos semelhantes ao dimensionar insights operacionalmente).

Quando uma plataforma preditiva visualizar seus dados, ela tornará as informações mais tangíveis e fornecerá outra perspectiva a partir da qual os insights poderão ser consumidos e aplicados. De quantas maneiras adicionais seus dados puderem ser interpretados, menos barreiras haverá para entendê-los claramente. O valor será percebido mais rapidamente se a compreensão de seus dados puder ser simplificada. Visualizar e contextualizar suas informações é apenas uma maneira das quais um centro de operações de análises preditivas poderá oferecer.

Aprenda e analise

Como uma organização inovadora, buscar oportunidades de aprender e analisar não é novidade − é como você continuará a empurrar o ponteiro da melhoria operacional. Entretanto, assim como existem métodos mais otimizados para executar suas linhas, também existem métodos mais otimizados para descobrir os principais insights e interpretar o que eles significam para suas operações (em escala).

Um dos métodos que um centro de operações de análises preditivas emprega para fornecer a seus engenheiros (e operadores) ganhos rápidos ao aumentar a eficiência é a aplicação de fluxos digitais. Fluxos digitais são fluxos de trabalho lógicos, que podem ser criados sem a necessidade de programação (no-code), usados para automatizar cálculos ou operacionalizar ações. Os fluxos são executados automaticamente em segundo plano e avaliam todas as condições de anomalia. As ações representadas por um encadeamento digital podem ser o gatilho de algo que poderá acontecer quando um evento ocorrer, como enviar um e-mail diretamente para a equipe de serviço ou calcular ações de volta para a fonte de dados, para criar uma mudança automática de um ponto de ajuste.

As ações de implantação, representadas por fluxos digitais, são escalonáveis em milhões de ativos e poderão ser facilmente gerenciadas por especialistas em uma única plataforma. Adicionar inteligência às operações dessa forma é muito rápido e eficaz.

Em termos de comprovar valor rapidamente, a velocidade com que os fluxos digitais permitem que seus engenheiros interpretem dados em tempo real e ajam sobre o que estão aprendendo garante que, se houver resultados mensuráveis a serem obtidos, eles o serão prontamente.

Torne os insights acessíveis

Quando se tratar dos ativos da sua organização e dos processos aplicados a eles, quem os conhece melhor? É claro que são seus especialistas (engenheiros e operadores). Portanto, faz sentido que, se você quiser agilizar a comprovação do valor de qualquer solução empresarial relacionada às suas operações, esses especialistas no assunto sejam incluídos.

Se uma plataforma cometer o erro de iniciante de ignorar seus solucionadores de problemas, não só o processo de prova de valor ficará muito mais lento, mas você também poderá descobrir que há muito menos valor a ser ganho do que você esperava. O poder de otimização da eficiência que você busca já existe em suas equipes. Eles só precisam de uma plataforma que lhes permita dimensionar rapidamente seu know-how em toda a organização. Um sistema preditivo que priorizar a velocidade de insights e que veja seus especialistas como os impulsionadores mais importantes para obter mudanças significativas, trará à tona os superpoderes de seus engenheiros.

Provedores de previsão com experiência no setor de apoio às decisões que tomam sobre sua plataforma sabem que o caminho mais direto para provar o valor é com a colaboração dos especialistas de cada organização. Resumindo, a análise preditiva trata de obter o mais profundo entendimento possível de suas operações. Quase não faz sentido excluir os indivíduos que têm mais conhecimento sobre as operações para esse esforço. Por outro lado, faz todo o sentido do mundo apoiar-se fortemente neles e oferecer um sistema que direcione os insights para eles.

Certifique-se de que sua plataforma de escolha estará falando o idioma com o qual seus especialistas estão familiarizados. O valor só poderá advir de uma maior eficiência. As etapas necessárias para otimizar as operações só poderão ser acionadas por seu know-how interno. E seus especialistas só poderão gerar insights se a plataforma que eles usarem os colocar em uma posição forte para entender isso rapidamente. Com uma plataforma que sabe formular seus dados de uma maneira que seja imediatamente consumível por quem sabe como efetuar mudanças reais, o valor ficará claro rapidamente.

Comece agora mesmo

Velocidade para valorizar (ou detectar falta de valor) é tudo. Para permanecer competitivo, você precisará agir rapidamente. Mas não só isso − seus solucionadores de problemas também querem agir rapidamente. Eles querem ser liberados e querem que seu alcance seja expandido. Quanto mais desafios eles puderem enfrentar, mais realizados eles se sentirão e mais otimizadas serão suas operações.

Todavia, você nunca conseguirá obter insights a partir da experiência se o provedor preditivo não puder provar seu valor rapidamente. Certifique-se de extrair informações em uma plataforma que satisfaça todos os itens acima. Com uma solução que se conectar aos seus dados em um piscar de olhos, fizer uso de sua montanha de dados existentes, visualizar suas informações por meio de gêmeos digitais, incentivar o aprendizado em tempo real por meio de fluxos digitais e (o mais importante) colocar seus especialistas à frente e no centro, você não deverá ter problemas para tomar uma decisão oportuna e informada sobre se a plataforma específica produzirá os resultados que você estiver procurando.

Com a experiência combinada da TwinThread e da Konitech em tecnologia de aprendizado de máquina e ambientes industriais, nossa plataforma incorpora os ideais da Indústria 4.0. Além do mais, sabemos que desempenho ideal é desempenho com velocidade. Para saber mais sobre como comprovamos o valor de nossa plataforma de operações preditivas rapidamente, agende uma demonstração conosco.

Fonte: TwinThread

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?