fbpx
Painel OEE

Overall Equipment Effectiveness (OEE) na manufatura

Na manufatura, a OEE é um KPI (Key Performande Indicator) que representa a produtividade geral de uma máquina. A OEE compara o desempenho de uma máquina à sua capacidade relativa, resultando em uma métrica de pontuação para uma execução específica programada. As empresas geralmente consideram a OEE uma das medidas mais críticas para medir a eficiência das máquinas e equipamentos industriais.

O que é um painel OEE?

Um Painel OEE é uma ferramenta para visualização da produção, que mostra as pontuações da OEE em tempo real, em um formato visual público e fácil de entender.

Esses painéis de manufatura agregam cálculos da OEE em todo o chão de fábrica e fornecem análises relevantes (como motivo do tempo de inatividade e rendimento da primeira passagem) para monitorar e melhorar o desempenho em suas operações.

Painel OEE
Os Painéis OEE lhe permitem entender rapidamente as operações de suas máquinas.

Painéis para uma máquina, painéis para toda a fábrica

Tipicamente a OEE é medida em alguns níveis.

  1. No nível de uma máquina
  2. No nível de um departamento
  3. No nível de toda a fábrica

Os painéis da OEE podem ser tão granulares (uma única máquina), ou holísticos (oficina mecânica completa), como você desejar. O objetivo de qualquer painel de manufatura é ajudá-lo a contextualizar sua produção, disponibilizando rapidamente os dados do desempenho dela.

Mostrar a OEE de uma única máquina

Medir a OEE no nível de uma única máquina fornece informações sobre a utilização e eficiência específicas dela. Se você estiver implementando alterações em seu processo, o monitoramento da OEE no nível da máquina pode fornecer informações valiosas sobre gargalos e eficiências.

Painel OEE
Faça uma busca detalhada para saber mais sobre o desempenho de máquinas individuais.

Mostrar a OEE de toda a fábrica

Medir a OEE no nível de toda a fábrica fornece uma visão abrangente de toda a sua operação, retornando um único valor para resumir todas as métricas individuais da OEE das suas máquinas. Esta é uma ferramenta útil para medir a produtividade geral da sua fábrica, bem como para identificar gargalos.

Por que você precisa dos painéis OEE

Calcular e monitorar a OEE em um painel nesses diferentes níveis pode ser complicado. Especialmente se você estiver executando estudos manuais de tempos e movimentos e registrando-os em papel.

Painel OEE
Os painéis OEE podem ajudar a identificar precocemente máquinas ou células com problemas.

As fábricas com muitas máquinas precisariam de um pequeno exército de monitores para acompanhar o tempo de atividade e o de inatividade, pois os operadores estão focados em executar suas tarefas. Então, a matemática precisaria ser agregada e atualizada regularmente.

Os sistemas MES e SCADA podem ter algumas funcionalidades incorporadas para relatar nos painéis OEE. Mas, esses sistemas não foram projetados tendo em mente os usuários finais. Consequentemente, a configuração de painéis simples pode ser extremamente complicada.

Os painéis digitais, que não precisam de programação para serem criados, fornecem um meio termo, eliminando o ônus de coletar e analisar manualmente os dados da OEE, sem a complexidade dos sistemas monolíticos.

Ao permitir que você conecte fluxos de dados a visualizações sem precisar escrever nenhum código, os painéis digitais transformam a maneira de medir a OEE.

Colocando a OEE em contexto

Em última análise, o valor da OEE é diagnóstico. Em outras palavras, ele fornece uma visão geral dos vários fatores que contribuem para a eficiência operacional.

Para obter o máximo da OEE, é preciso combina-la com outras métricas.

Veja algumas maneiras de como os painéis OEE lhe permitem colocar o desempenho de suas máquinas em contexto.

A OEE no decorrer do tempo

Os painéis podem exibir dados da OEE em tempo real, diariamente, trimestralmente ou em outros intervalos de tempo. Isso permite que você veja se existem áreas problemáticas persistentes, e pode ajudá-lo a controlar se suas melhorias estão ou não fazendo diferença. Ao combinar dados no decorrer do tempo com tipos de máquinas, OEE das máquinas, ou por programa, você pode obter uma visão detalhada da produção.

Painel OEE
Você pode configurar os seus painéis para mostrar a OEE e o estado das máquinas no decorrer do tempo.

A OEE e outros dados analíticos

Os painéis permitem colocar lado a lado diferentes tipos de dados, possibilitando novos insights. Por exemplo, você pode exibir gráficos de Pareto ao lado da OEE para ver juntos causas mais comuns de paradas e defeitos de qualidade. Você também pode colocar a OEE ao lado de um rastreador de desempenho para exibir metas, acompanhar o progresso do turno e reunir informações sobre dados para geração de relatórios e tomada de decisão informada.

A OEE com dados centrados em seres humanos

Frequentemente, maus resultados da OEE não resultam de desempenho ruim das máquinas. Eles resultam da atividade humana relacionada a uma máquina. Também conhecida como OPE (Global Process Effectiveness), os painéis OEE podem ajudá-lo a reunir motivos de tempo de inatividade, tempos de troca, status das ferramentas e outras métricas centradas no ser humano, para ajudar a determinar a causa raiz desses maus resultados da OEE.

Como começar com os painéis OEE

A plataforma sem código da Tulip, representada no Brasil com exclusividade pela Konitech, simplifica a introdução aos painéis OEE. Nosso pacote de máquinas de fábrica inclui todos os aplicativos necessários para exibir dados significativos sobre elas prontos para uso.

Se você estiver interessado em criar seu próprio painel OEE, pode começar hoje mesmo com uma avaliação gratuita da Tulip aqui. E caso precise de ajuda, a Konitech está aqui para auxiliá-lo.

Fonte: Tulip

E-BOOK

Este guia é nossa tentativa de convencê-lo de que a primeira palavra na expressão “Cultura Digital” é a mais importante das duas. Adiante, iremos definir e descrever a cultura digital na manufatura; delinear conceitos tecnológicos importantes; e fornecer estratégias concretas para alinhar a visão com a prática. No final, você terá uma base para promover uma forte cultura digital em sua organização e colher os benefícios trazidos por ela.

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?