fbpx
manufatura inteligente

Por The Oden Team

Antes de começar a planejar sua estratégia de manufatura inteligente, é essencial identificar onde sua empresa está atualmente em sua jornada de transformação digital. Conforme discutimos brevemente em um post recente, o caminho para a fabricação inteligente pode ser dividido em quatro níveis diferentes.

Vamos descompactar esses quatro níveis em mais detalhes, para que você possa determinar onde está agora e em que precisa se concentrar em seguida.

Nível 1: a fábrica desconectada

Uma fábrica que opera no nível 1 não possui um banco de dados central. Os dados gerados no chão de fábrica por meio de vários sensores, máquinas e sistemas são mantidos separadamente em diferentes locais.

Uma fábrica de nível 1 pode usar a tecnologia para melhorar a eficiência e a produtividade, mas como não há banco central de dados, é difícil para os tomadores de decisão obter uma visão clara da operação e desenvolver novas estratégias para a evolução dos processos.

Pode-se argumentar que essa maneira desconectada de trabalhar descreve a experiência da maioria das atuais empresas; portanto, se sua operação se encaixar nessa descrição, você não está sozinho.

No nível 1, o desafio para os CIOs e para a C-suite (gerência/diretoria) é entender os objetivos de sua futura transformação digital e trabalhar com parceiros para traçar um caminho a ser seguido. Nosso artigo recente sobre a rota para a fabricação inteligente cobre isso em mais detalhes.

Nível 2: a fábrica conectada

Na fábrica conectada, sensores, máquinas e sistemas são vinculados a um banco de dados central e podem incluir soluções em um ambiente na nuvem ou híbrido. Nesse nível, os tomadores de decisão podem trabalhar de maneira mais colaborativa e coesa, acessando dados de uma única fonte de verdade. Os benefícios potenciais podem ser vistos em várias áreas do processo de fabricação, incluindo inovação, gerenciamento da cadeia de suprimentos e solução de problemas, além de logística, vendas e planejamento.

A coleta de dados suficientes é essencial neste estágio. As organizações precisam ter uma visão clara do que desejam alcançar a longo prazo, porque as metas de longo prazo determinam quais conjuntos de dados são coletados no nível 2.

Nível 3: a fábrica preditiva

O nível 3 descreve uma fábrica que usa informações baseadas em dados, aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA) para identificar onde as eficiências podem ser obtidas. Trabalhando nesse nível, os tomadores de decisão têm acesso a recomendações de IA baseadas em dados e podem rapidamente resolver problemas e identificar oportunidades. Muitas vezes, a manutenção preditiva e a qualidade são as primeiras áreas a serem focadas ao passar do nível 2 para o nível 3.

Em uma fábrica preditiva, as empresas podem identificar seu 'Golden Run', quando a IA e o aprendizado de máquina usam dados para identificar a melhor maneira de criar um produto com a qualidade especificada pelo fabricante.

Nível 4: a fábrica automatizada

No nível mais alto da Indústria 4.0, as empresas desfrutam de toda a funcionalidade de um ambiente de nível 3, com o benefício adicional da automação. Aqui, a IA e o aprendizado de máquina identificam oportunidades, geram novas configurações e as enviam para os dispositivos no chão de fábrica, a fim de implementar mudanças. O sistema automatizado pode acompanhar as alterações, criando e implementando outras eficiências quando for necessário.

Em uma fábrica automatizada, os tomadores de decisão podem ter certeza de que seus produtos serão criados da maneira mais eficiente possível.

Portanto, onde está você?

Ao entrar no espaço da manufatura inteligente, é muito fácil se perder no jargão, mas a verdade é que as tecnologias de fabricação inteligente estão todas relacionadas aos dados e como eles podem ser usados. O uso dos quatro níveis para avaliar onde sua fábrica está operando atualmente permite visualizar o próximo passo de sua jornada e as tecnologias envolvidas.


A missão da Konitech, representante autorizada da Oden no Brasil, é auxiliar as empresas a implementar e integrar soluções de Indústria 4.0 baseadas em tecnologias como IoT Industrial, Inteligência Artificial e Visão Computacional.

Entretanto, entendemos que cada empresa possui a sua realidade e necessidades particulares, com níveis de maturidade, sistemas legados e culturas diferentes.

Dessa forma o nosso principal diferencial é auxiliar, de forma consultiva, as empresas a identificarem as melhores soluções para o seu cenário e necessidades específicas. Fale conosco para agendar uma reunião sem compromisso.


Fonte: Oden Technologies

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?