fbpx
rastreamento de ferramentas

O desafio

Para muitas empresas, os estoques de ferramentas de máquinas podem facilmente chegar a centenas, senão milhares de peças. Entre ferramentas CNC (computed numerical control), moldes e outras, mesmo pequenas empresas podem ter muitas ferramentas em circulação a qualquer momento. O rastreamento dessas ferramentas é um processo altamente trabalhoso e altamente manual.

A localização das ferramentas é registrada manualmente e a situação de uma determinada ferramenta pode não ser refletida em tempo real. Os registros manuais são propensos a erros e não fornecem a visibilidade de que as empresas precisam para planejar a produção ou para gerenciar o inventário.

Além disso, os métodos atuais de rastreamento de ferramentas raramente registram dados críticos sobre o uso. Sem informações sobre o uso, é impossível rastrear a condição de uma ferramenta durante seu ciclo de vida. Também é difícil correlacionar o uso dela com possíveis causas de danos.

Para grandes e pequenas empresas, a falta de visibilidade em tempo real do status, localização e condição das ferramentas pode ser uma fonte significativa de ineficiência.

A solução da Tulip

A plataforma sem código da Tulip permite que as empresas projetem aplicativos para o rastreamento de ferramentas em toda a fábrica em tempo real, sem erros. A Tulip é flexível e pode ser personalizada para atender às necessidades específicas de rastreamento de ferramentas em toda a indústria e também para escalar.

Usando a Tulip para rastreamento de ferramentas, vimos clientes eliminar o tempo gasto em busca de ferramentas e reduzir drasticamente o tempo gasto contabilizando o estado e o local delas. Essas informações melhoraram a eficiência geral da linha em até 75%.

rastreamento de ferramentas
Exemplo de um aplicativo para rastreamento de ferramentas da Tulip

Visibilidade em tempo real

Usando dispositivos conectados à IoT, como scanners de código de barras, sensores RFID (Radio Frequency IDentification), câmeras e sensores break-beam, a Tulip registra a localização das ferramentas em tempo real, permitindo que os operadores localizem a ferramenta exata de que precisam, quando precisarem dela. Quer esteja pronta no berço das ferramentas, anexada a um ativo em um fluxo de trabalho, ou em uso em um loop de retrabalho, a Tulip fornece visibilidade total sobre o local e o status das ferramentas, para que tempo não seja desperdiçado localizando uma broca ou um molde.

Com melhor visibilidade, há menos tempo de inatividade no chão de fábrica, resultando em fluxos de trabalho mais eficientes e economia de custos tangíveis.

Essa visibilidade pode ser aproveitada além do rastreamento de ferramentas e pode ajudar no rastreamento do WiP (Work in Progress), na genealogia do produto e na otimização do fluxo de trabalho.

rastreamento de ferramentas
A Tulip permite registrar a localização e o uso de todas as ferramentas

O rastreamento da situação

A Tulip rastreia automaticamente os dados sobre uso, oferecendo às empresas uma visão granular sobre o ciclo de vida das ferramentas. Seja medindo em horas de uso, unidades produzidas ou outras métricas, a Tulip ajuda as empresas a entender a relação existente entre o uso e a condição das ferramentas.

Esses dados sobre o uso levam a uma análise mais precisa da causa raiz. As informações sobre a condição da ferramenta podem ser comparadas com outros dados de produção, permitindo que os engenheiros correlacionem o uso da ferramenta com possíveis causas de danos. Esses dados também podem ser usados para determinar o número de ferramentas necessárias para uma determinada ordem de produção.

Além disso, os engenheiros podem usar a lógica Tulip, sem a necessidade de escrever um único código de programação, para criar gatilhos que enviam um alarme aos operadores quando uma ferramenta ultrapassar um determinado limite. Isso permite que os operadores removam ferramentas da produção quando elas tiverem alta probabilidade de quebrar, ou quando o seu uso poderá resultar em retrabalho.

rastreamento de ferramentas

Tabelas sem código

Os dados são inúteis, a menos que possam ser facilmente acessados. A Tulip permite que os engenheiros vinculem seus aplicativos a tabelas de dados facilmente acessíveis. Em uma única tabela, a Tulip pode ser configurada para contabilizar as horas de uso de uma ferramenta, a quais ativos ela foi conectada, se uma ferramenta está pronta para uso e o local atual de uma ferramenta. Operadores e engenheiros acessam tabelas de dados sobre as ferramentas sem precisar escrever uma consulta SQL (scripts de programação para pesquisar informações em banco de dados).

Sem escrever uma única linha de código, as empresas podem acessar informações em tempo real sobre as ferramentas. Essas informações podem ser facilmente comparadas com outros dados vitais da produção, como, por exemplo, dados sobre um lote ou logs de defeitos, e usadas para obter informações sobre a OEE ou sobre a qualidade dos produtos.

O que resulta é a visibilidade da produção que se estende além da localização das ferramentas. Usando a Tulip para rastreamento de ferramentas, as empresas podem entender seus processos sob uma perspectiva mais conectada e holística.

Você está pronto para atualizar seus esforços de rastreamento de ferramentas? Comece a criar aplicativos de rastreamento de ferramentas através de um teste grátis hoje mesmo. Se precisar de ajuda, fale conosco!

Fonte: Tulip

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *