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Por John Klaess

O rastreamento das ordens de serviço: nunca mais negligenciado

Na manufatura, o rastreamento das ordens de serviço é frequentemente esquecido.

Se você possuir um sistema sólido, você poderá rapidamente aceitá-lo. Se você não possuir um sistema robusto, o rastreamento das ordens de serviço pode ser um monstro administrativo que consome bastante e gera desperdício. É como o oxigênio − você realmente não percebe que ele existe, a menos que não o tenha!

Neste artigo, queremos dar uma olhada detalhada no rastreamento das ordens de serviço na manufatura.

Especificamente, queremos mostrar como o rastreamento digital das ordens de serviço pode otimizar as operações e reduzir os encargos administrativos. Então, veremos:

  • O que é o rastreamento das ordens de serviço
  • Por que é importante rastrear as ordens de serviço
  • Como o rastreamento das ordens de serviço pode manter suas operações nos trilhos

Para começar, vamos nos situar com uma definição. Em seguida, veremos como é operar em uma fábrica onde o rastreamento das ordens de serviço é um problema.

O que é o rastreamento das ordens de serviço?

O rastreamento das ordens de serviço é um método para acompanhar o progresso da produção, em relação a demandas específicas de trabalho. É um meio de garantir que:

  • Cada trabalho seja produzido dentro do prazo estabelecido
  • Os gargalos de produção sejam precocemente identificados e resolvidos
  • Cada departamento da fábrica se encaixe bem em um todo organizado
  • Seja criada visibilidade sobre os trabalhos que estiverem em progresso (WiP – work in progress)

Normalmente, o rastreamento das ordens de serviço é um processo altamente manual. As ordens de serviço são representadas em longas listas de papéis, e não há como atualizá-las dinamicamente, para corresponder às realidades da produção. O rastreamento das ordens de serviço pode até ser uma forma de exercício leve, à medida que os planejadores da produção se movimentem pelo chão de fábrica, tentando esclarecer qual é a situação de um determinado trabalho.

A necessidade de rastrear as ordens de serviço é melhor demonstrada por exemplos. Agora, vamos ver um desafio no mundo real do rastreamento das ordens de serviço. É o que eu experimentei com frequência e que pode parecer familiar para você.

Onde o rastreamento das ordens de serviço fica complicado: um exemplo de uma oficina de máquinas

Para os fins deste experimento de rastreamento de ordens de serviço, vamos a uma oficina de máquinas.

Nesta oficina, existem vários centros de usinagem divididos em células com várias capacidades. Em algum momento no passado, locais, funções e agrupamentos de máquinas foram determinados por aqueles que pretendiam produzir para as demandas atuais e futuras. É claro que com o tempo essas demandas e requisitos mudam. E comprar ou mover máquinas não é algo que acontece tão rapidamente.

Esta oficina alimenta seu "cliente". Neste exemplo, suponha que esse cliente, que consome peças e coloque pedidos na oficina, alimente uma área de montagem.

O rastreamento das ordens de serviço pode ser complicado sem as ferramentas certas

Para reduzir os custos de configuração, as solicitações são processadas em lotes (determinados por uma roda de instalação, ou análise ABC) e seus requisitos de processamento podem ser diferentes. As peças podem precisar se deslocar de uma máquina para outra antes de serem concluídas.

Nesta situação, o rastreamento das ordens de serviço recai sobre o planejador de produção. Esse indivíduo tem a responsabilidade de receber solicitações da área de montagem e liberar pedidos para a oficina, a fim de evitar falhas e entregar as peças no prazo.

O objetivo de construir esta oficina de máquinas imaginária é destacar o seguinte:

  1. As demandas internas de produção e o seu roteamento podem ser complexos
  2. Os requisitos mudam com o tempo, tornando o rastreamento de tarefas ainda mais complicado
  3. O ônus de rastrear ordens de serviço geralmente recai sobre um ou poucos indivíduos

Agora, vamos analisar uma prática de rastreamento manual de ordens de serviço para ver onde as dificuldades começam a se acumular.

O rastreamento de ordens de serviço na prática

O planejador de produção pode liberar um pacote de ordens de serviço no chão de fábrica e colocá-lo em um quadro de trabalhos ou em uma fila.

Este pacote deve se mover junto com as peças, que são liberadas e passadas entre as várias operações à medida que elas ocorrerem. Porém, sem o rastreamento das ordens de serviço, é aqui que as coisas ficam desafiadoras.

O planejador está operando, provavelmente, baseado em uma lista de itens que devem sair do chão de fábrica. Alguns deles podem estar atrasados e todos estarão em várias etapas do processamento, armazenados em prateleiras, que estão esperando para serem ou que já estão sendo processados em máquinas. Toda vez que uma máquina termina um trabalho, seu operador deve examinar os trabalhos abertos e escolher um para configurar e iniciar um novo.

Para ser eficaz, um planejador deve fornecer um cronograma claro de produção para cada centro de trabalho, a fim de evitar entregas tardias, manter os colaboradores trabalhando e otimizar os custos de troca. Isso não é tarefa fácil, pois os pedidos que estão sendo processados no chão de fábrica mudam constantemente.

O planejador deve andar constantemente pelo chão de fábrica, observando onde estão os pedidos, quando eles vencem, o que está sendo trabalhado e fazendo os ajustes necessários. Se um pedido tiver um problema e for retirado da produção, o planejador deve estar ciente disso para comunicar a urgência ou colocar uma nova ordem de serviço para substituí-lo.

Sem um sistema para mostrar a atual situação e a localização dos pedidos a um planejador, ou sem um sistema para comunicar a programação aos centros de trabalho, essa é uma tarefa assustadora.

Em um ambiente como esse, não é difícil imaginar um cenário em que um planejador localize um trabalho "quente" e seja forçado a interromper um trabalho que está sendo executado (no meio da execução) para processar esse trabalho que tem maior prioridade. Isso gera desperdício desnecessário por causa das trocas.

Da mesma forma, uma máquina pode ficar inativa e muitos pedidos podem ficar ociosos esperando que a máquina volte a ficar online. Nós podemos não estar cientes de que esses pedidos serão afetados, até que seja tarde demais.

Por que é importante rastrear as ordens de serviço

A menos que tudo esteja funcionando perfeitamente e os pedidos sejam processados em uma sequência imutável, você precisará estar ciente sobre onde estão seus pedidos e quais são suas situações. Os clientes querem suas peças e os acionistas querem que suas operações funcionem com eficiência. A maneira como processamos pedidos em nossa fábrica é fundamental para que isso ocorra. Nosso conhecimento sobre onde eles estão, para onde estão indo e quando são necessários é a base para a tomada de decisões críticas.

Simplificando, um planejador precisa saber onde estão os pedidos.

Isso é fundamental para a execução de qualquer plano. Com essas informações, um planejador poderá até otimizar futuras estratégias de planejamento.

Como rastrear as ordens de serviço com a Tulip

Com a Tulip, o rastreamento das ordens de serviço pode ser uma parte automatizada e integrada do processo de produção.

Aqui, mostraremos um aplicativo de rastreamento de ordens de serviço que criamos. Digitalizar seu processo pode ser mais fácil do que você pensa.

1) Crie uma ordem de serviço

O primeiro passo é criar uma ordem de serviço. No aplicativo que criamos, as equipes operacionais começam inserindo as ordens de serviço. Isso permite que você insira todas as informações necessárias para rastrear os pedidos e movê-los para diferentes estações e filas, conforme for necessário.

Você também poderá conectar pedidos de diferentes sistemas existentes, ou de outro grupo de aplicativos da Tulip.

Rastrear as ordens de serviço é tão simples quanto preencher novos campos (os aplicativos de ordens de serviço da Tulip podem ser configurados em português).

2) Acrescente novos pedidos à fila

Planejar a produção para um dia ou para uma semana pode ser tão simples quanto mover ordens de serviço em uma fila. Isso colocará cada ordem de serviço em linha, mostrando quando foi criada, quando é devida e o que vem a seguir. À esquerda, você poderá ver quais ordens de serviço estão prontas para entrar na fila e quais já estão em andamento. Clicar em qualquer ordem de serviço permite que você veja informações detalhadas sobre ela.

Depois de concluir um pedido, os centros de trabalho podem passar os pedidos para o próximo processo na sequência, ou optar por concluir o pedido e entregá-lo ao cliente.

Quais ordens de serviço estão na fila, quais estão em andamento e detalhes sobre o trabalho atual (que podem ser configurados em português).

3) Rastreie suas ordens de serviço que estão em aberto

Agora você poderá acompanhar o trabalho de rastreamento de pedidos que estão em aberto. O gráfico à esquerda mostra quantas ordens de serviço estão abertas por estação, enquanto as informações à direita fornecem uma visão geral de alto nível sobre as ordens de serviço abertas.

Um aplicativo mostrando a localização de diferentes ordens de serviço, como também quais são os trabalhos que estão na fila (os aplicativos de ordens de serviço da Tulip podem ser configurados em português).

Conclusões

O rastreamento das ordens de serviço é uma parte importante das operações industriais, que quando for feito manualmente, pode ser uma enorme dor de cabeça.

Com as ferramentas certas, o rastreamento das ordens de serviço poderá ser uma parte integrante de suas operações.

Se você estiver interessado em acompanhar suas ordens de serviço com a Tulip, você poderá começar hoje mesmo com um teste gratuito.

Fonte: Tulip

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Este guia é nossa tentativa de convencê-lo de que a primeira palavra na expressão “Cultura Digital” é a mais importante das duas. Adiante, iremos definir e descrever a cultura digital na manufatura; delinear conceitos tecnológicos importantes; e fornecer estratégias concretas para alinhar a visão com a prática. No final, você terá uma base para promover uma forte cultura digital em sua organização e colher os benefícios trazidos por ela.

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