fbpx
Plataforma de IIoT

Por John Klaess

O que é uma Plataforma de IIoT?

As plataformas de IIoT (Internet das Coisas Industrial) são sistemas para conectar processos industriais de linha de frente a sistemas de informações de back-end.

Elas incluem hardware e software e permitem que as empresas desenvolvam novos aplicativos. Fundamentalmente, as plataformas de IIoT são ferramentas para melhorar a conectividade, o controle e a análise de dados em ambientes industriais.

Mas o que significa isto? O que fazem as plataformas de IIoT?

Você está certo. Essa é uma definição muito simplista de uma "Plataforma de IIoT".

Você encontrará muitas delas online. Isso ocorre porque é difícil definir o que é uma plataforma, mesmo que a definição de IIoT seja bastante clara.

Aqui está o porquê de todas as definições simplistas:

Por natureza, as plataformas fazem muitas coisas. Elas são facilitadoras, ferramentas para criar novas conexões e aplicativos. Elas são geradoras, o que significa que são úteis precisamente porque possibilitam criar coisas novas. É mais fácil fornecer uma lista de vários recursos do que descrever o que as plataformas de IoT significam para você.

Portanto, o que fazem as plataformas?

Fundamentalmente, as plataformas dão às empresas manufatureiras controle sobre suas linhas e processos de maneiras que antes eram impossíveis. Elas permitem que os engenheiros projetem novas aplicações (instruções de trabalho, verificações de qualidade em linha, monitoramento de máquinas) especificamente para suas linhas. E elas coletam enormes quantidades de dados.

Resumindo, elas desbloqueiam um novo potencial de melhoria contínua.

Principais características de uma Plataforma de IIoT

Vamos nos aprofundar um pouco mais. Existem duas frases frequentemente usadas para definir o que são as plataformas de IIoT.

  1. “As plataformas são constituídas por hardware e software”.
  2. "As plataformas são uma camada intermediária dos processos industriais".

Eis aqui o que ambas significam.

As plataformas são constituídas por hardware e software

Se pensarmos no que fazem as plataformas (conectar seres humanos, máquinas e sensores; criar novos fluxos de informações; ampliar o controle dos processos), é fácil perceber por que as plataformas são constituídas por hardware e software.

Em termos de critérios mínimos que constituem uma Plataforma de IIoT, você tem:

  • Software, geralmente Software-as–a-Service (Software como Serviço) − o produto de software básico real;
  • Gateway ou Edge Device – que atuam como intermediários, conectando o software "coração" e "cérebro" ao resto do "corpo" no mundo físico;
  • Dispositivos e sensores de IoT − as ferramentas para criar conectividade e colocar processos online.

E, no entanto, as plataformas são muito mais do que isso. De fato, elas podem abranger uma enorme variedade de recursos de hardware e software.

Por exemplo, as plataformas se estendem ao mesmo tempo a dispositivos de hardware e objetos físicos como:

  • Sensores inteligentes
  • I/O Gateways
  • Edge devices (dispositivos de borda)
  • Dispositivos de IoT
  • Ativos e máquinas industriais
  • Interfaces entre seres humanos e máquinas (HMIs)
  • Infraestrutura de TI, bem como o software que permite conectividade, controle e desenvolvimento de aplicativos.

Elas também incluem todo o software necessário para desenvolver aplicativos integrados aos sistemas de registro existentes. O software da plataforma pode incluir tudo, desde:

  • Sistema operacional
  • Tempo de execução
  • Software baseado na nuvem (SaaS)
  • Conversores de protocolos
  • Desenvolvedor de aplicativos sem a necessidade de codificação
  • O usuário de aplicativos
  • Ferramentas para visualização de dados
  • Ferramentas para armazenagem de dados, como tabelas

Assim, como descrevemos essa lista de coisas que constituem as plataformas, você pode ver por que elas são difíceis de definir. Uma determinada plataforma pode incluir alguns, todos ou muitos dos recursos acima mencionados.

As plataformas são a camada intermediária

As plataformas também são frequentemente descritas como uma "camada intermediária" dos processos industriais. A questão é: elas estão entre o que?

De um lado, você tem o back-end de TI. Do outro lado, você tem processos de fabricação de linha de frente.

Anteriormente, essas diferentes camadas existiam isoladamente. Ou elas foram integradas manualmente em pontos selecionados, como consumo de estoque e geração de ordens de serviço gerenciadas por meio de um ERP (Enterprise Resource Planning).

As plataformas permitem a existência de uma linha direta entre o armazenamento na nuvem ou no local e recursos de computação e o chão de fábrica. Ao conectar os sensores e as máquinas que coletam dados durante as execuções de produção, elas criam uma linha direta entre os locais e os horários em que os dados são coletados e as ferramentas necessárias para a análise deles.

Além disso, as plataformas de IIoT possibilitam que diferentes máquinas de chão de fábrica se comuniquem com outras máquinas (fato também conhecido como comunicação Máquina a Máquina ou M2M).

Benefícios das plataformas de IIoT

Se a Internet das Coisas (IoT) aumenta a conveniência da vida cotidiana, a Internet das Coisas Industrial (IIoT) cria valor no mundo industrial. Esses são três dos principais benefícios que as plataformas de IIoT podem lhe oferecer.

Como coordenar a sua fábrica conectada

A era digital é fundamentalmente sobre conectividade. Trata-se de colocar máquinas e processos online.

As plataformas de IIoT oferecem uma maneira de coordenar seus dispositivos e processos conectados.

Desenvolvimento de aplicativos

Pesquisas mostram que a manufatura está avançando rapidamente para um modelo de micros serviços e aplicativos. Isso ocorre porque a manufatura moderna, onde as condições e os requisitos mudam frequentemente, requer uma abordagem ágil.

As plataformas de IIoT permitem desenvolver aplicativos para seus aprimoramentos e desafios exclusivos. Esses aplicativos podem se conectar aos seus sensores e dispositivos, coletar dados sobre os elementos humanos e sobre as máquinas dos processos e eliminar as fontes de erro mais comuns no chão de fábrica.

Melhores percepções obtidas a partir dos dados

Você provavelmente já ouviu a frase "os dados são o novo petróleo". Isso ocorre porque os dados estão rapidamente se tornando o bem mais valioso do planeta. As plataformas coletam dados automaticamente, possibilitando um novo nível de visibilidade e de insights.

Além disso, os dados são a chave para os avanços mais empolgantes prometidos pela Indústria 4.0. Sem bons dados, não há como implementar os modelos de aprendizado de máquina (machine learning) e de AI que possibilitam a manutenção preditiva e o controle avançado de processos.

Por que isto é importante para você

Independentemente de você ser um engenheiro, gerente de fábrica, mecânico ou executivo, as plataformas têm benefícios concretos para você.

Para os engenheiros, as plataformas significam mais controle e menos dores de cabeça. Se você puder imaginar uma melhoria, poderá projeta-la.

Para os operadores, as plataformas significam fluxos de trabalho mais eficientes, seguros e amigáveis ao ser humano.

E, para os gerentes, as plataformas significam relatórios simplificados, melhorias mais efetivas e uma solução que escala de uma planta para 10 delas sem esforço.

Você está apenas começando com a IIoT? Confira o nosso workshop abaixo!

Fonte: Tulip

TREINAMENTOS

Workshop Prático de Indústria 4.0 e IIOT

O workshop visa apresentar como os conceitos de Indústria 4.0 e IIOT podem ser aplicados na prática, por profissionais da indústria, sem necessidade de conhecimento ou experiência prévia em tecnologias de automação e informação. Os participantes poderão colocar em prática os conceitos criando seus próprios aplicativos para manufatura.

One Trackback:

[…] acordo com o Plano Nacional de Internet das Coisas, apenas esse pilar da Indústria 4.0, a IOT, ou IOT Industrial, tem potencial de adicionar à economia do Brasil algo em torno de 50 a 200 bilhões de dólares em […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *