fbpx
ecossistema de aplicativos

Por John Klaess

Vamos começar pelas coisas mais importantes. Vamos falar sobre uma definição básica de um ecossistema de aplicativos.

O que é um ecossistema de aplicativos?

"Um ecossistema de aplicativos" refere-se a operações comerciais modernas suportadas por uma série de aplicativos relacionados e complementares.

O termo ecossistema é útil porque se refere às conexões entre aplicativos, bem como às conexões de um determinado aplicativo a dispositivos, processos e pessoas. É o senso de interconectividade − entre vários aplicativos e entre processos − que aqui torna apropriado o conceito de ecossistema.

Por que ecossistema?

Por fim, a expressão "ecossistema de aplicativos" se baseia na metáfora "ecossistema".

Então, pressionemos essa metáfora para ver o que ela pode nos dizer sobre a moderna manufatura.

O que realmente são ecossistemas? Por que ecossistema e não "rede"?

Em um nível básico, os ecossistemas se referem às comunidades interconectadas que existem na natureza. (ou em um ambiente urbano, entre a mídia ou entre ideias − a metáfora tem uma longa história). Na natureza, o termo ecossistema sinaliza interdependência. Simbiose. Os ecossistemas são compostos por comunidades e subcomunidades em um relacionamento de dependência mútua.

Em suma, os ecossistemas são todos dinâmicos. São sistemas emergentes iguais a mais do que a soma de suas partes.

Então, o que isso tem a ver com a manufatura?

Assim como em todas as áreas da nossa vida, a moderna manufatura depende cada vez mais dos aplicativos. E não apenas de um aplicativo aqui, e outro ali. Os aplicativos são usados em toda a fábrica. O resultado é uma rede densamente conectada de máquinas, dispositivos IIoT, informações e ação humana − tudo facilitado em um nível fundamental pelos aplicativos.

Em resumo, um ecossistema de aplicativos.

A fábrica como um ecossistema

Existe uma qualidade inerente de conexão em todas as fábricas.

Pense no que uma fábrica realmente é. (Aqui a metáfora se decompõe um pouco: as fábricas têm um objetivo, como a própria vida simplesmente possui). As fábricas são coleções de processos e células. Por meio de uma ação coordenada, entra o estoque e sai a mercadoria recém fabricada, montada ou processada. Cada linha, célula ou processo está conectado a outros. Sem essas conexões, a manufatura não poderia acontecer.

Nós poderíamos facilmente descrever uma fábrica média como um ecossistema. Mas isto não seria saudável.

A maioria das fábricas sofre de conexões de baixa qualidade entre as comunidades. Departamentos estão isolados. As informações são perdidas à medida que o WiP (Work-in-Progress) progride através das linhas. Os recursos não são usados com eficiência.

Todas essas são características de ecossistemas que estão falhando na natureza.

Então, a questão é: como os aplicativos podem melhorar a saúde do “ecossistema” das fábricas?

Como os ecossistemas de aplicativos podem transformar a manufatura?

Onde os aplicativos podem ajudar − e porque agora são essenciais − é através da conectividade.

Vamos dar uma olhada em casa: como alguns aplicativos comuns de manufatura são usados em uma fábrica hipotética

Os aplicativos de visibilidade de processos são um dos tipos mais comuns de aplicativos de manufatura.

Os aplicativos de visibilidade de processos permitem que as empresas rastreiem o WiP, meçam os tempos dos ciclos e registrem quem fez o quê e quando. Como resultado desses aplicativos, os engenheiros podem tomar decisões mais bem informadas sobre o layout das células de trabalho, o design dos processos e o treinamento dos operadores.

No departamento de usinagem, do outro lado da fábrica, um aplicativo de monitoramento de máquinas mede o tempo de atividade e o tempo de inatividade. Ele fornece uma leitura em tempo real da velocidade da produção, permitindo que o engenheiro equilibre melhor as linhas e direcione a produção.

Durante todo o tempo, os aplicativos de garantia de qualidade garantem que as peças defeituosas sejam capturadas antes de disparar um caro loop de retrabalho.

Então, por que descrever essa fábrica hipotética?

É para mostrar como cada um desses aplicativos, apesar de terem finalidades diferentes e beneficiar processos diferentes, trabalham juntos para criar no conjunto sistemas mais eficientes. Os aplicativos de monitoramento de máquinas ajudam a planejar a produção; aplicativos de qualidade garantem que apenas boas peças estejam progredindo; e a visibilidade dos processos garante que quaisquer montagens ou acabamentos da última etapa sejam executados o mais rápido e corretamente possível.

Em resumo, todos estes aplicativos formam um ecossistema.

O resultado para as empresas são várias melhorias dos processos que reforçam e ampliam o impacto deles sobre outros.

O que significa para você um ecossistema de aplicativos

As fábricas conectadas são o futuro. Você não precisava que eu lhe dissesse isso.

Mas uma das grandes perguntas da Indústria 4.0 é: "Como é a fábrica conectada”?

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a responder essa pergunta. E esperamos que agora você pense sobre suas operações de maneira um pouco diferente.

Agora que você sabe o que é um ecossistema de aplicativos, você pode imaginar como seria um deles em suas operações.

Se você quiser saber mais sobre como as Plataformas IIoT estão possibilitando os ecossistemas de aplicativos, leia mais aqui.

Fonte: Tulip

E-BOOK

Augmented Worker

Potencializando as Pessoas na Indústria 4.0

Este guia apresentará o aprimoramento da manufatura – as novas tecnologias, seus casos de uso e seus princípios. Definiremos o que significa extensão no contexto da manufatura, explicaremos por que a manufatura precisa ser aprimorada agora e avaliaremos as diferentes tecnologias e aplicações que estão ampliando a atividade dos trabalhadores no chão de fábrica, no cenário atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *