fbpx
Gestão da Qualidade Total

Por Amanda Yao

O que é Gestão da Qualidade Total?

Gestão da Qualidade Total (TQM - Total Quality Management), é uma estrutura que gira em torno do princípio de que a qualidade precisa ser mantida em todos os aspectos das operações de uma empresa.

Isso significa que todas as pessoas de uma organização são responsáveis pela qualidade da produção, levando a menos erros e à melhoria contínua das operações. Simplificando, o objetivo final da TQM é sempre fazer as coisas certas, na primeira vez.

Quais são os princípios da TQM?

Existem 8 princípios chave da TQM que ajudam a orientar a estratégia e as atividades de toda a organização.

  1. Foco nos clientes
  2. Compromisso total dos funcionários
  3. Pensamento centrado nos processos
  4. Sistema integrado
  5. Abordagem estratégica
  6. Melhoria continua
  7. Tomadas de decisão baseadas em fatos
  8. Comunicação eficaz

Vamos examinar cada um deles em detalhes.

Foco nos clientes: Conheça as necessidades de seus clientes. Afinal, eles são os principais tomadores de decisão sobre se o seu produto satisfaz ou não os padrões de qualidade.

Compromisso total dos funcionários: Todos na organização são responsáveis por sua parte na produção de um produto de qualidade. Capacite os funcionários por meio de treinamento e reconhecimento e dê a eles as ferramentas necessárias para atingir e exceder as metas.

Pensamento centrado nos processos: Garanta consistência definindo processos claros em toda a organização. Isso envolve avaliar os processos atuais, identificar gargalos e áreas para melhoria, além de garantir que o desempenho seja continuamente monitorado.

Sistema Integrado: Geralmente, as funções dentro das organizações são isoladas. Na TQM, as informações também devem fluir horizontalmente pela organização. Todos devem entender como seu papel se encaixa nos objetivos da organização.

Abordagem estratégica: A qualidade deve ser um componente essencial da estratégia da organização. Isso envolve o comprometimento com um plano, sua implantação, revisão e aprimoramento contínuo.

Melhoria contínua: Sempre deve haver um foco em encontrar maneiras de melhorar continuamente os processos para se adaptar às necessidades dos clientes ou para aumentar a eficiência.

Tomadas de decisão baseadas em fatos: Use uma abordagem baseada em dados para tomar decisões e para fazer previsões. Coletar e analisar dados regularmente permitirá que você tome decisões informadas com base na realidade.

Comunicação eficaz: Grande parte da TQM gira em torno do compromisso de uma organização inteira com a qualidade. Os funcionários devem estabelecer linhas de comunicação claras, envolver-se na tomada de decisões e receber feedback e atualizações regulares.

Como a TQM melhora a qualidade?

Você pode ter lido todos esses princípios e se perguntado, mas o que todos esses princípios realmente significam para sua fábrica e como eles melhoram a qualidade?

Na manufatura, o uso de uma abordagem TQM garante que as práticas internas sejam configuradas para reduzir erros e otimizar processos.

Enquanto uma abordagem como a Six Sigma procura reduzir defeitos através de um processo metodológico, a TQM se concentra na combinação de pessoas e processos para reduzir erros. Ela adota uma abordagem preventiva em relação à qualidade, geralmente à prova de erros ou através da detecção precoce dos erros.

Poka Yoke

Poka Yoke significa "à prova de erros", um processo para capturar, corrigir e eliminar erros na origem. Por exemplo, na vida cotidiana, as funções de verificação ortográfica nos impedem de cometer erros antes de termos a chance de enviar comunicações com erros ortográficos. Na manufatura, a implementação da poka yoke pode evitar erros de processamento, de configuração, de medição e muito mais.

Detecção precoce

Mesmo que seus processos sejam à prova de erros, pode haver erros que passam pelas rachaduras. Nesse estágio, é importante que você possa detectar erros mais cedo, antes que eles se movam rio abaixo. Por exemplo, você pode adicionar verificações de qualidade em linha em diferentes estágios de produção, especialmente quando houver uma etapa de transferência em um processo, quando a saída for transferida para outro trabalhador.

Conclusão

Implantar a TQM exige a participação de todos, desde a alta gerência até os operadores do chão de fábrica. Embora a alta gerência precise educar a todos sobre os princípios da TQM, definir metas gerais e supervisionar o esforço, é a força de trabalho que fica na linha de frente que possui profundo conhecimento dos processos de manufatura existentes e como melhora-los. É realmente responsabilidade de todos criar uma cultura TQM.

Precisando de ajudar para implementar uma Gestão da Qualidade Total na sua empresa? Entre em contato conosco que teremos o prazer em ajudá-lo!

Fonte: Tulip

E-BOOK

Este guia é nossa tentativa de convencê-lo de que a primeira palavra na expressão “Cultura Digital” é a mais importante das duas. Adiante, iremos definir e descrever a cultura digital na manufatura; delinear conceitos tecnológicos importantes; e fornecer estratégias concretas para alinhar a visão com a prática. No final, você terá uma base para promover uma forte cultura digital em sua organização e colher os benefícios trazidos por ela.

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?