fbpx
rastreabilidade

Por Claire Lamarre

O que é rastreabilidade?

Rastreabilidade é a capacidade de rastrear todas as peças e produtos durante todo o processo de manufatura, desde o momento em que as matérias primas entram na fábrica até o momento em que os produtos finais são enviados aos clientes.

As informações sobre cada peça e produto, incluindo resultados da inspeção de controle de qualidade, detalhes da montagem e tempo gasto em cada estação, são registradas de ponta a ponta.

Por que a rastreabilidade é importante?

Muitas vezes, existe a noção de que a rastreabilidade se aplica apenas a produtos que podem estar sujeitos a recalls, como alimentos, medicamentos ou airbags. Nesses casos, é óbvio por que a rastreabilidade é importante. Não é possível recuperar efetivamente um produto defeituoso ou contaminado sem um conhecimento completo sobre sua origem, histórico e distribuição.

rastreabilidade
Em 2018, um surto de E. coli (uma bactéria, que pode provocar uma gastroenterocolite, com consequente diarreia) ligado à alface tipo romana foi declarado pelo Center for Disease Control dos Estados Unidos. O CDC aconselhou a evitar comer toda e qualquer alface romana, pois eles (do CDC) tinham dificuldade para encontrar a fonte da contaminação (produtor comum, fornecedor, distribuidor ou marca).

No entanto, toda empresa moderna − mesmo aquelas em setores sem regulamentos estritos de conformidade − deve fazer da rastreabilidade uma prioridade. De fato, a rastreabilidade ajuda a melhorar a qualidade e a eficiência, dando às empresas visibilidade em tempo real sobre suas operações e facilitando a análise das causas principais.

Por exemplo, se alguns produtos estiverem chegando ao final da linha de produção com defeitos, é útil ter visibilidade sobre todo o processo de produção. Talvez os produtos não tenham parado em uma estação específica para verificação da qualidade. Ou talvez todos os produtos defeituosos tenham sido manipulados pelo mesmo novo operador, o que aponta para lacunas no treinamento. Ou talvez todos os produtos defeituosos tenham passado pela mesma máquina, que deve ser verificada pela equipe de manutenção. Ou todos os produtos defeituosos contêm componentes de um determinado fornecedor.

Os benefícios da rastreabilidade

rastreabilidade

1. Análise da causa raiz

O acesso a todos os dados obtidos sobre os caminhos dos produtos permite que as empresas se aprofundem e encontrem a causa raiz dos problemas. Os problemas serão identificados e resolvidos rapidamente para minimizar o seu impacto.

2. Melhoria contínua

Ver como as peças e os produtos se movem pelas linhas facilita a melhoria contínua. De fato, as oportunidades de melhoria são perdidas quando os dados genealógicos não forem acessíveis. Saber onde e quando ocorrem gargalos e atrasos torna possível a otimização em tempo real.

3. Mapeamento do fluxo de valor

Como a rastreabilidade monitora a maneira como os produtos se movem no processo de manufatura, ela ajuda no mapeamento do fluxo de valor. Equipados com registros detalhados sobre a genealogia dos produtos, as empresas obtêm visibilidade sobre a cadeia de suprimentos, o que fornece uma imagem muito mais granular do fluxo de valor de suas operações.

4. Qualidade e engajamento

Além disso, a rastreabilidade das peças ao longo de toda a linha de produção também pode ajudar a encontrar pontos chave onde as inspeções de qualidade devem ser adicionadas. Isto também aumenta a responsabilidade e o envolvimento no chão de fábrica.

5. Isto é uma obrigação!

Finalmente, em indústrias altamente regulamentadas, as empresas não precisam avaliar os benefícios da rastreabilidade, pois ela é obrigatória. Em qualquer caso, as tecnologias digitais podem tornar a demonstração da rastreabilidade simples e direta.

Como você poderá aumentar a rastreabilidade?

rastreabilidadeFerramentas modernas automatizam a rastreabilidade. De fato, elas podem monitorar automaticamente peças e produtos ao longo da linha de produção e registrar todos os dados relevantes.

Com a ajuda de códigos de barras e scanners, peças e produtos podem ser facilmente rastreados em todas as estações. Não há necessidade de colar post-its em todos os lugares, lembrando os colaboradores para digitalizar produtos: basta adicionar uma etapa às instruções digitais de trabalho. Em seguida, acesse todos os relatórios e informações de um aplicativo Genealogia/Rastreabilidade de produtos.

Além disso, com os dispositivos conectados à IoT, as empresas poderão facilmente acompanhar o local e os inventários das ferramentas.

Tela do Aplicativo da Tulip Genealogia / Rastreabilidade
Aplicativo da Tulip Genealogia / Rastreabilidade

A plataforma de aplicativos de manufatura sem código da Tulip coleta dados sobre pessoas, máquinas e sensores em toda a sua fábrica. Esta ferramenta oferece às empresas visibilidade em tempo real sobre suas linhas de produção e melhora a rastreabilidade. A Konitech é representante exclusivo das soluções da Tulip no Brasil, agende uma demonstração conosco para saber mais sobre isto.

Fonte: Tulip

E-BOOK

Augmented Worker

Potencializando as Pessoas na Indústria 4.0

Este guia apresentará o aprimoramento da manufatura – as novas tecnologias, seus casos de uso e seus princípios. Definiremos o que significa extensão no contexto da manufatura, explicaremos por que a manufatura precisa ser aprimorada agora e avaliaremos as diferentes tecnologias e aplicações que estão ampliando a atividade dos trabalhadores no chão de fábrica, no cenário atual.
One Trackback:

[…] além do rastreamento de ferramentas e pode ajudar no rastreamento do WiP (Work in Progress), na genealogia do produto e na otimização do fluxo de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *