fbpx
ambiente GxP

Por Jacob Dupuis

Empresas farmacêuticas, biofarmacêuticas e de dispositivos médicos recorrem à Tulip para casos de uso que abrangem treinamento, instruções de trabalho, liberação de linha, livros de registro, registros históricos, controle de qualidade e liberação de lote/dispositivo. Com os recursos GxP recém-lançados na plataforma da Tulip, é mais fácil do que nunca para as empresas sujeitas à conformidade regulatória aproveitar as vantagens da transformação digital. Registros históricos digitais e registros históricos de lotes podem ser usados em tempo real, melhorando a eficiência de suas operações.

A Plataforma da Tulip inclui aplicativos pré-construídos que você poderá usar para entender os meandros da plataforma para aquele caso de uso específico, além de ter a facilidade de começar a construir aplicativos sem necessidade de programação (no-code) em ambientes GxP (termo geral para aplicação de boas práticas que também pode ter a sigla BPx em português, conforme utilizado pela ANVISA). Os vídeos de Giovanni Carrara, líder de comunidade na Tulip, darão a você uma visão em primeira mão da plataforma em ação ao explorar esses aplicativos.

Vamos dar uma olhada em um aplicativo de livro de registros de equipamentos. Este aplicativo digital foi construído usando a plataforma da Tulip e tira proveito de vários recursos projetados especificamente para ambientes GxP.

Ao concluir uma tarefa de limpeza, um técnico poderá usar este aplicativo para relatar limpezas realizadas em peças específicas do equipamento ou em uma determinada sala.

ambiente GxP
Tela inicial de um aplicativo de registro de limpeza (que pode ser configurado em português).

O aplicativo registra em um livro de registros de todas as limpezas que ocorreram em um determinado equipamento, incluindo:

  • Quando ocorreu a limpeza
  • Quem fez a limpeza
  • Qual equipamento/sala foi limpo

No aplicativo, o usuário final também tem a opção de atualizar os registros de limpeza e visualizar os registros históricos. Veja mais sobre isso a seguir.

Para começar a registrar uma nova limpeza, os técnicos visualizam uma tela solicitando que eles insiram informações.

Livros de registros digitais
Etapa de entrada de informações em um aplicativo de registros de limpeza (que pode ser configurado em português).

O usuário final poderá selecionar o que está sendo limpo e a solução que foi usada, enquanto o aplicativo captura informações em segundo plano. Este aplicativo de exemplo exibe o tempo decorrido e o usuário atual, mas você poderá configurar o aplicativo para incluir mais informações, se for necessário. Além disso, você também poderá pedir ao técnico para tirar uma fotografia do equipamento, após a limpeza.

Após clicar em “registrar nova limpeza”, os usuários finais serão solicitados a inserir suas credenciais, como nome do usuário e senha. Dessa forma, o usuário designado pode ser vinculado com precisão à sua ordem de serviço de limpeza.

entrada de informações em um aplicativo de registros de limpeza
Etapa de entrada de informações em um aplicativo de registros de limpeza (que pode ser configurado em português).

Depois do usuário final enviar sua credencial, os dados de limpeza serão automaticamente registrados e carregados no livro de registros.

Para modificar um registro, o usuário final poderá acessar uma tabela, selecionar o livro de registros que deseja alterar e, em seguida, localizar o registro a ser modificado. Ao atualizar o registro de limpeza, os usuários finais serão solicitados a inserir novamente suas credenciais, garantindo que a alteração seja associada ao usuário final que está executando o aplicativo.

Para ver os passos e o livro de registros em ação, veja o vídeo a seguir (em inglês):

Para ver como o aplicativo foi construído no editor do aplicativo da Tulip, veja o vídeo a seguir (em inglês):

Para começar a usar um aplicativo de livro de registros por conta própria, visite nosso aplicativo de modelo na Biblioteca da Tulip.

O próximo artigo desta série abordará a Ferramenta de Histórico na Tulip. Se você quiser saber mais sobre o futuro da manufatura das ciências da vida (life sciences manufacturing), recentemente hospedamos um evento com especialistas do setor repleto de apresentações, painéis e mesas redondas. Você poderá um resumo da parte 1 aqui, da parte 2 aqui e da parte 3 aqui.

Se você desejar saber como a Tulip, representada no Brasil com exclusividade pela Konitech, poderá ser implementada em sua operação, entre em contato conosco hoje mesmo para obter mais informações.

Fonte: Tulip

E-BOOK

Este guia fornece uma visão geral abrangente da manufatura digital para a indústria farmacêutica. Ao longo deste e-book, revisaremos casos de uso, tecnologias e estratégias para aplicar a tecnologia digital em suas operações. Este é o seu roteiro para desenvolver recursos digitais em setores altamente regulamentados.

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?