fbpx
Kanban

Definição de Kanban

Kanban é uma ferramenta para visualizar o fluxo de materiais e informações em um sistema. Mais comumente, isto é feito usando cartões kanban − uma ferramenta de gerenciamento visual que torna as informações sobre os processos de produção digeríveis à primeira vista. Quando executado corretamente, o Kanban disponibiliza as informações visualmente de maneira coerente, oportuna e regular.

As origens do Kanban

Kanban, que em japonês significa “cartão” ou “placa”, é um dispositivo de sinalização para gerenciar a produção de itens em um sistema puxado (que é uma estratégia de manufatura enxuta para reduzir desperdícios).

Junto com o conceito de Just-in-Time (bem na hora certa), o Kanban se originou das práticas de manufatura enxuta do Toyota Production System (TPS).

Na última década, o Kanban se espalhou da manufatura à TI, ao marketing e a várias outras funções da empresa. O Kanban é agora um dos sistemas de gerenciamento de processo mais comumente usados em vários setores.

O quadro Kanban

Kanban

O quadro Kanban mais básico tem três colunas: ‘Solicitado ou A Fazer’, ‘Em Andamento’ e ‘Concluído’. No entanto, dependendo das necessidades da equipe e da exclusividade de um processo, os nomes desses fluxos de trabalho poderão ser alterados.

Um quadro Kanban poderá ser mapeado fisicamente em um pedaço de papel ou quadro branco, ou digitalmente por meio de uma plataforma online ou ferramenta interna.

Visto que esta é uma representação visual de um processo, os itens em cada coluna são movidos pelas colunas de: ‘Solicitado’ → ‘Em andamento’ → ‘Concluído’. Ao mover esses itens, uma equipe poderá identificar onde estão os gargalos, rastrear quanto tempo cada tarefa demorou e em que estágio a equipe se encontra, em termos da realização de seu objetivo.

Este é um repositório de informações transparente e em tempo real, que depende do grau de responsabilidade dos membros da equipe.

Os benefícios de um quadro Kanban

Há vários benefícios ao obter visibilidade sobre os processos de trabalho e dos fluxos de informações.

Manter todos em sincronia

Visto que as informações em tempo real estão disponíveis o tempo todo, o quadro Kanban reduz a comunicação desnecessária em torno da verificação e documentação sobre o progresso das atividades. Ele pode servir como um hub central de informações para a equipe.

Tempo de duração de ciclos curtos

Ao visualizar quem é responsável por cada tarefa e quem precisa de ajuda, uma equipe poderá sobrepor seus conjuntos de habilidades para concluir suas tarefas com maior rapidez. Ao maximizar o uso de diferentes habilidades em uma equipe, o tempo de duração de um ciclo poderá ser significativamente reduzido (do momento em que o trabalho começar até quando for concluído).

Identificar gargalos

Um quadro Kanban pode identificar quais tarefas estão demorando mais do que o normal, ou quais tarefas estão impedindo o avanço de outras tarefas. Por meio da visualização, a localização de gargalos nos processos poderá acontecer em um estágio anterior, reduzindo ainda mais o tempo de duração do ciclo.

Fácil de configurar

Como o quadro Kanban é simplesmente uma representação visual dos tipos de tarefas e processos que já estão ocorrendo em uma equipe, é bastante fácil adotar esse método. Esta é simplesmente uma nova maneira de organizar as informações que uma equipe já possui.

Se você quiser saber mais e precisar de ajuda para melhorar os seus processos fabris, fale conosco!

Fonte: Tulip

E-BOOK

Este guia é nossa tentativa de convencê-lo de que a primeira palavra na expressão “Cultura Digital” é a mais importante das duas. Adiante, iremos definir e descrever a cultura digital na manufatura; delinear conceitos tecnológicos importantes; e fornecer estratégias concretas para alinhar a visão com a prática. No final, você terá uma base para promover uma forte cultura digital em sua organização e colher os benefícios trazidos por ela.

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?