fbpx
tecnologias

A pandemia de Covid-19 acelerou a adoção de novas tecnologias pelas organizações. Essa tendência se manterá em alta colocando a inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina, 5G e internet das coisas (IoT) como as tecnologias mais importantes em 2021, segundo a pesquisa  The IEEE 2020 Global Survey of CIOs and CTOs, realizada pela a maior organização profissional técnica do mundo, dedicada para o avanço da tecnologia.

A pesquisa ouviu 350 lideres nos EUA, China, Reino Unido, Índia e Brasil entre setembro e outubro deste ano. Quase um terço dos entrevistados (32%) colocaram a IA e o aprendizado de máquina como as tecnologias mais importantes para o próximo ano, em seguida está o 5G (20%) e IoT (14%).

Já em relação aos setores mais impactados pelas tecnologias, a manufatura lidera (19%), seguida pela saúde (18%), serviços financeiros (15%) e educação (13%). Quando questionados sobre quais tecnologias terão o maior impacto na recuperação global, 25% dos entrevistados indicaram a IA e o aprendizado de máquina.

Diversos estudos realizados ao longo desse ano revelam que mais empresas estavam acelerando a adoção de alguma tecnologia devido à pandemia de Covid-19. Segundo a IEEE, a computação de borda, o 5g, a IA e o aprendizado de máquina foram adotados por mais de 50% das empresas ouvidas. Outras tecnologias também foram aceleradas durante a pandemia, como IoT (42%), realidade aumentada e virtual (35%) e tecnologias de videoconferência (35%).

Mais da metade dos executivos (52%) consideram como seu maior desafio lidar com a recuperação dos impactos provocados pela Covid-19. Esses desafios incluem estabelecer uma estrutura híbrida permanente de trabalho, segundo 22% dos entrevistados, seguida da reabertura e devolução de escritórios e instalações (17%) e o gerenciamento do trabalho remoto permanente (13%).

A insegurança provocada pelas medidas restritivas devido à pandemia também é um desafio. Entre os executivos ouvidos, 11% estão preocupados com a continuidade de um ambiente imprevisível, que exige agilidade para interromper e retomar iniciativas de TI. Outros 11% citaram ameaças à segurança online, incluindo àquelas relacionadas a funcionários remotos, como o maior desafio para 2021.

As questões de segurança cibernética também são levadas em consideração, uma vez que o número de dispositivos conectados continua crescendo. Por isso, 37% dos CIOs e CTOs estão preocupados com os trabalhadores móveis, incluindo aqueles que levam o próprio dispositivo para o trabalho e 35% querem garantir que a internet das coisas seja segura. Entre os líderes entrevistados, 34% asseguram que podem rastrear e gerenciar de 26% a 50% dos dispositivos conectados a seus negócios. E 20% deles afirmam que podem rastrear e gerenciar de 51% a 75% dos dispositivos conectados.

Por outro lado, o legado tecnológico de 2020 está tornado as empresas mais fortes. Em relação ao ano passado, 92% dos líderes afirmam que suas empresas estão melhor preparadas para responder a uma interrupção catastrófica, como uma violação de dados ou um desastre natural.

A Konitech é uma empresa de consultoria, provedora e integradora de soluções de Digitalização da Manufatura, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e IOT Industrial (IIoT), com mais de 15 anos de história em implementar novas tecnologias para diversos segmentos industriais, com clientes no Brasil e no Exterior. Fale conosco para saber como a IIoT e sua integração com tecnologias emergentes pode melhorar a sua produtividade e diminuir custos!

Referência: IEEE

 

E-BOOK

Este guia é nossa tentativa de convencê-lo de que a primeira palavra na expressão “Cultura Digital” é a mais importante das duas. Adiante, iremos definir e descrever a cultura digital na manufatura; delinear conceitos tecnológicos importantes; e fornecer estratégias concretas para alinhar a visão com a prática. No final, você terá uma base para promover uma forte cultura digital em sua organização e colher os benefícios trazidos por ela.

× Como posso te ajudar?