fbpx
calcular automaticamente a OEE

Por Jacob Dupuis

Como calcular a OEE (Overall Equipment Effectiveness)

A OEE é um dos KPIs fundamentais da manufatura.

Neste artigo nós lhe mostraremos como calcular automaticamente suas OEEs usando apps de manufatura.

Por que usar um aplicativo calculador da OEE?

A OEE tem uma definição simples, mas há sutilezas na maneira como é computada − todo mundo faz isso de maneira um pouco diferente. Com uma calculadora para OEE, você poderá usar um padrão do setor ou calibrar o cálculo da OEE para adapta-la aos seus casos específicos.

Embora a OEE pareça ser suficientemente simples para calcular em tempo real, ter um aplicativo ou processo para calcular a OEE em todas as suas máquinas e departamentos pode desbloquear novos insights.

O uso de um aplicativo permite analisar dados com maior facilidade e permitir que você tenha um Painel OEE, agregando todas as suas informações importantes em um só lugar.

O aplicativo calculador da OEE

Os apps para calcular a OEE devem fornecer uma maneira fácil de calcular, registrar e rastrear as métricas da OEE em uma variedade de processos rastreados manualmente.

calcular automaticamente a OEE
Os aplicativos calculadores da OEE simplificam o cálculo

Este aplicativo possui 4 etapas simples, facilitando o treinamento dos operadores no seu uso. Cada etapa pode ser configurada especificamente para suas necessidades de processo ou máquina.

Pela ordem:

  1. Escolha uma máquina
  2. Escolha uma tarefa
  3. Registre seus dados de produção
  4. Calcule e submeta

1) Escolha uma máquina (ou processo)

Para começar a calcular a OEE, selecione inicialmente as máquinas que deseja rastrear. No aplicativo da calculadora da OEE da Tulip, você poderá ver todas as máquinas disponíveis para o aplicativo (se desejar iniciar o monitoramento da máquina, saiba mais aqui). Aqui, todas as máquinas são armazenadas em uma tabela chamada "Máquina Carregada".

2) Escolha uma tarefa

Essas informações são usadas para rastrear o desempenho em relação a itens, operações e/ou ordens de serviço específicas. Elas permitem visualizar informações da OEE em um contexto de produção mais detalhado. Esses campos, por padrão, são obrigatórios, mas não levam em consideração as equações que estão sendo usadas.

3) Registre seus dados de produção

Aqui, você estará criando o pano de fundo para o cálculo da OEE. Você insere o tempo total esperado que a sua máquina funcione, contabiliza o tempo de inatividade planejado e registra quaisquer anotações. Depois que o monitoramento da máquina estiver em funcionamento, todos os dados de produção reais serão preenchidos automaticamente. Você também poderá preencher as informações manualmente, se essa for sua preferência. Nessa configuração, os detalhes da produção são adicionados à seção central da página, fornecendo ao aplicativo tudo o que é necessário para calcular sua OEE.

4) Calcule e submeta

O botão Calcular poderá ser usado para exibir os cálculos com base nas informações inseridas pelo usuário. O botão Calcular e Enviar deverá ser usado depois que os dados forem verificados e estiverem prontos para dar entrada nos dados de conclusão do aplicativo. O envio dos dados os adicionará a um registro que poderá ser utilizado para análises mais agregadas.

Como você pode ver, o aplicativo da calculadora simplifica o processo de registro da OEE. A plataforma de manufatura da Tulip permite que os operadores registrem o tempo de inatividade e registrem as ocorrências que o causaram. O uso do aplicativo elimina a necessidade de estudos manuais de tempos e movimentos dedicados e trilhas de papel.

Benefícios do calculador da OEE

O benefício de usar a plataforma da Tulip nos cálculos da OEE é que ela pode armazenar cada cálculo e fornecer funcionalidades analíticas de dados que são fáceis de usar.

Aqui estão alguns dos benefícios em calcular a OEE:

  • Rápidos resumos dos dados não tratados;
  • Configuráveis para satisfazer quaisquer mudanças da produção ou das análises;
  • Podem ser mostrados próximos de outros dados analíticos, como diagramas de Pareto;
  • Eliminam a coleta e a análise de dados em papel.

Os cálculos facilitados da OEE

Manter o controle da OEE em suas máquinas é um valioso KPI da manufatura e, como você pode ver nesta explicação, a plataforma de aplicativos de manufatura da Tulip permite a rápida implementação de aplicativos, que poderão ajudar a melhorar as operações e monitorar a eficiência das máquinas. O aplicativo Calculador da OEE é apenas um dos muitos aplicativos da biblioteca da Tulip que poderão ser configurados para atender às necessidades de seus processos específicos.

Para saber mais sobre a OEE e como a plataforma da Tulip, representada no Brasil com exclusividade pela Konitech, poderá ajudá-lo a otimizar suas operações, entre em contato conosco hoje mesmo e solicite uma demonstração.

Fonte: Tulip

E-BOOK

Augmented Worker

Potencializando as Pessoas na Indústria 4.0

Este guia apresentará o aprimoramento da manufatura – as novas tecnologias, seus casos de uso e seus princípios. Definiremos o que significa extensão no contexto da manufatura, explicaremos por que a manufatura precisa ser aprimorada agora e avaliaremos as diferentes tecnologias e aplicações que estão ampliando a atividade dos trabalhadores no chão de fábrica, no cenário atual.

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?