fbpx
tecnologia digital

Por Claire Lamarre

Fonte

Cinco dos dez maiores campeões mundiais de bilheteria de todos os tempos, são filmes de super-heróis.

Estamos há três décadas na Era Moderna das Revistas em Quadrinhos, mas os super-heróis estão mais populares do que nunca. Vingadores: Ultimato quebrou o recorde de maior bilheteria de todos os tempos.

A verdade é que os super-heróis são legais. Eles são excepcionais, capacitados e extremamente talentosos. Eles transcendem as leis da natureza e nos oferecem uma fuga de nossas vidas cotidianas não tão heroicas ou emocionantes. Todos nós desejamos poder ser um pouco mais parecidos com eles…

E com as modernas tecnologias digitais, isso está se tornando possível.

No chão de fábrica, as novas tecnologias estão transformando todos os aspectos do trabalho de produção. As tecnologias são integradas para auxiliar os trabalhadores em suas tarefas. O "trabalhador estendido" tem habilidades aprimoradas e tem um desempenho excepcional − como um super-herói, diríamos.

Vamos ver como as tecnologias extensivas estão transformando os trabalhadores da manufatura em alguns de nossos super-heróis favoritos.

O Flash

Fonte

Com a Força da Velocidade, o Flash pode viajar mais rápido que a velocidade da luz!

Embora a tecnologia da vida real ainda não tenha chegado a esse ponto, as instruções de trabalho digitais são uma ótima maneira de aumentar a velocidade e a eficiência nas linhas de produção. Diferente das instruções de trabalho escritas em papel, as instruções digitais são interativas, facilmente configuráveis e ricas em mídia. Vídeos e imagens mostram aos trabalhadores como executar todas as etapas de um processo específico, ajudando-os a trabalhar mais rápido e melhor.

Capitão América

Fonte

A rigor, o Capitão América não tem superpoderes. Mas ele é indiscutivelmente um super-herói. A sua falta de superpoderes técnicos não o impede de encontrar maneiras de lutar por si mesmo, por seu povo e pelo que é certo.

Com plataformas que não precisam de codificação, os engenheiros podem incorporar o espírito do Capitão América. Eles podem não ter as habilidades técnicas de codificação da TI, mas, sem escrever uma única linha de código, eles podem criar aplicativos da mesma forma. Usando interfaces de arrastar e soltar e lógica condicional, eles têm, sozinhos, o poder de projetar soluções para os seus problemas.

Wolverine

Fonte

O Wolverine possui sentidos incrivelmente aguçados, comparáveis aos dos animais. Por exemplo, ele pode enxergar a distâncias muito maiores e com muito maior clareza do que os seres humanos normais. Os sistemas de visão computadorizados também estão melhorando a visão dos trabalhadores das fábricas. Quando combinados com outras tecnologias, como AI e Machine Learning, os sistemas de visão computadorizados podem rastrear os movimentos dos trabalhadores e garantir que eles sigam os procedimentos corretamente.

Super-Homem

Fonte

O Super-Homem tem inteligência genial, além de uma incrível memória fotográfica. Esses traços lhe permitem agir decisivamente em tempos de crise e tomar as decisões corretas.

Os trabalhadores humanos podem ser estendidos pela capacidade dos computadores de armazenar dados quase infinitos. A inteligência artificial e a machine learning (aprendizado de máquina) podem analisar todos esses dados e revelar insights relevantes. Assim, os trabalhadores ganham o poder de prever problemas, tomar decisões orientadas por dados e otimizar a produção.

Homem de Ferro

Fonte

Assim como o Capitão América, o Homem de Ferro não tem superpoderes. No entanto, sua super riqueza e superinteligência lhe permitem criar dispositivos avançados, incluindo sua famosa armadura.

Os sensores são alguns dos dispositivos mais bacanas da manufatura. Eles podem ser integrados à roupa, ao corpo ou a qualquer lugar da estação de produção. Os sensores podem registrar dados sobre qualquer coisa que esteja acontecendo no ambiente. Esses dados são extremamente úteis para melhorar o desempenho do operador e da máquina.

Está gostando desse post? Então, assine a nossa newsletter!

Homem Aranha

Fonte

Um sentido especial do Homem Aranha permite que o ele detecte o perigo antes que aconteça, graças a uma sensação de formigamento na parte de trás do crânio. Quanto maior o perigo, ou quanto mais próximo, maior o formigamento.

Com as modernas tecnologias, os trabalhadores do chão de fábrica podem detectar problemas na linha de produção antes que eles aconteçam. Eles não são alertados por um sentimento de formigamento, mas por sistemas avançados de qualidade, que verificam automaticamente a qualidade nas linhas de produção.

Batman

O Batman está incrivelmente conectado ao seu ambiente. Por um lado, ele descobriu como usar a ecolocalização (afinal, ele é o Batman). Além disso, o Bat-Signal o conecta à polícia de Gotham City.

De uma maneira um pouco parecida, os trabalhadores modernos das fábricas têm conectividade com a IoT. Quando dispositivos e máquinas estão conectados à Internet, os dados de suas atividades podem ser registrados. Equipados com esses dados, os trabalhadores humanos ganham a capacidade de se comunicar com suas ferramentas em tempo real.

A plataforma de aplicativos de fabricação flexível e intuitiva da Tulip ajuda as empresas a prosperar durante a Industria 4.0. Com a expertise da Konitech e a plataforma da Tulip, engenheiros e operadores podem se tornar super-heróis da vida real! Agende uma demonstração para saber mais sobre isto.

Fonte: Tulip

E-BOOK

Augmented Worker

Potencializando as Pessoas na Indústria 4.0

Este guia apresentará o aprimoramento da manufatura – as novas tecnologias, seus casos de uso e seus princípios. Definiremos o que significa extensão no contexto da manufatura, explicaremos por que a manufatura precisa ser aprimorada agora e avaliaremos as diferentes tecnologias e aplicações que estão ampliando a atividade dos trabalhadores no chão de fábrica, no cenário atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *