fbpx
transformação digital na manufatura

Por The Oden Team

A Indústria 4.0 está definida para promover mudanças significativas e mensuráveis no ambiente competitivo da manufatura. No entanto, o caminho para se tornar um fabricante inteligente pode parecer extremamente complexo.

A simplificação do processo permite que as empresas penetrem na confusão e aproveitem totalmente as novas tecnologias e as oportunidades que elas trazem.

Vamos dar uma olhada nas sete etapas que toda empresa deve seguir para transformar seu sonho de fabricação inteligente em realidade.

ETAPA 1: Identifique onde você está na rota da sua transformação digital

A jornada da transformação digital pode ser dividida em quatro níveis diferentes, do Nível Um, onde sistemas, máquinas e sensores não estão conectados, até o Nível Quatro autônomo, onde o Aprendizado de Máquina e a Inteligência Artificial (IA) trabalham para identificar eficiências, gerar novas configurações e enviar instruções para as máquinas.

A compreensão dos quatro níveis de manufatura inteligente permitirá formar uma clara visão da jornada da transformação digital e dos possíveis benefícios que cada estágio pode oferecer.

ETAPA 2: Crie um argumento comercial em favor da transformação digital

As tecnologias de transformação digital têm o poder de simplificar vários processos e obter eficiências significativas em uma operação. Por fim, seu nível de investimento determinará sua estratégia de transformação digital, portanto, é essencial apresentar um forte argumento de negócios aos tomadores de decisão que controlam o orçamento.

A maneira mais rápida de deixar as pessoas cientes e empolgadas é se concentrar nos benefícios monetários da manufatura inteligente. Por exemplo, as novas tecnologias podem permitir que as empresas sejam mais ágeis e responsivas às mudanças das demandas dos clientes e do mercado, o que pode levar a negócios mais lucrativos.

Reduzir os custos desnecessários com o desperdício é outro benefício importante da manufatura inteligente. Embora a redução de resíduos possa ajudá-lo a cumprir os regulamentos ambientais e as metas da empresa, geralmente também leva a uma operação mais sustentável. Isso aumentará o apelo da sua empresa para os clientes hoje conscientes em relação ao meio ambiente e criará oportunidades potenciais de marketing.

ETAPA 3: Eduque-se e eduque também sua equipe

A melhor e mais rápida maneira de aprender sobre a transformação digital é participar de feiras e conferências, sejam físicas e/ou online, e de conversar com colegas e especialistas.

Compreender alguns dos desafios comuns enfrentados por outras empresas o ajudará a estabelecer as melhores práticas. Não existe uma abordagem única para a transformação digital, cada empresa é diferente, mas aprender com os fracassos e sucessos de outros pode ajudá-lo a moldar sua própria estratégia.

Muitas empresas cometem o erro de se concentrar exclusivamente em novas tecnologias, mas a verdade é que as pessoas também desempenham um papel vital na transformação digital. Procure os principais aprendizados sobre recursos humanos e estrutura de equipes, como também sobre as tecnologias.

ETAPA 4: Desenvolva sua estratégia de forma colaborativa

Trabalhe em conjunto com sua equipe para desenvolver sua estratégia. Identifique os tipos de problemas que você deseja resolver através da manufatura inteligente, faça um acordo que tenha um prazo claro e defina suas expectativas e principais indicadores de desempenho (KPIs) de acordo com o que for estabelecido.

Defina seu plano em um documento mestre, para que todos estejam alinhados desde o início. Planejar sua estratégia em equipe ajudará a evitar problemas de comunicação e incentivará relacionamentos colaborativos mais fortes.

ETAPA 5: Identifique quais pessoas e políticas serão afetadas

Depois de estabelecer seus objetivos e KPIs, você estará pronto para criar sua equipe de transformação digital.

Nesse estágio, é crucial ter os conhecimentos relevantes para elaborar seu projeto ou "piloto" específico para a fase de Testes & Aprendizado. Por exemplo, se o seu piloto envolver Aprendizado de Máquina e IA, uma equipe de ciência de dados será necessária.

Você também pode considerar trabalhar com especialistas em tecnologia terceirizados ou recrutar especialistas internos. Como alternativa, você pode considerar trabalhar com um parceiro da Indústria 4.0 que possa oferecer uma solução pronta para a produção.

Depois de criar sua equipe, crie uma estratégia clara e um documento a ser distribuído que descreva as funções e os pontos de ação para todos.

ETAPA 6: Selecione o parceiro piloto correto

Agora que você estabeleceu os tipos de problemas que deseja resolver e sua equipe está alinhada, você está pronto para identificar uma meta para o seu piloto e escolher um parceiro apropriado de tecnologia para sua iniciativa de Indústria 4.0.

Ao selecionar um parceiro, verifique se ele possui tecnologias e conhecimentos relevantes para o seu negócio.

Olhando além do piloto, verifique se os fornecedores podem suprir sua empresa com um suporte para todos os níveis de manufatura inteligente, incluindo recursos avançados como Aprendizado de Máquina e IA. A transformação digital bem sucedida requer impulso e continuidade; portanto, trabalhar com o mesmo parceiro de tecnologia ao longo de sua jornada é uma prática recomendada.

Criar um piloto bem sucedido requer a combinação certa de pessoas, processos e tecnologias; portanto, a escolha do melhor parceiro para sua operação é essencial. E não tenha medo de fazer um teste piloto com vários fornecedores. Isto, além de ser recomendado, também é a maneira mais eficaz de ver quais deles podem satisfazer suas necessidades específicas.

ETAPA 7: Comece pequeno e depois escale rapidamente para continuar evoluindo

Finalmente, depois de concluir seu primeiro piloto com sucesso, a criação de testes e aprendizados de acompanhamento fica mais fácil, à medida que o piloto inicial fornece informações para a estrutura de trabalho.

Expandir seus esforços de transformação digital agrega valor incremental e permite que você avance em sua jornada. Procure rapidamente escalonar e construir sua riqueza de dados, garantindo que você tenha dados suficientes sobre os processos que deseja melhorar.


Acelerando a adoção de IIoT nas PMEs

A Konitech está participando do projeto “Acelerando a adoção de IIoT nas PMEs”, que conta com o apoio do WEF – World Economic Fórum e parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do ESP, o Ministério da Economia e o IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

O objetivo do projeto é aumentar a produtividade das pequenas e médias empresas aplicando tecnologias de IIoT (Industrial Internet of Things) para que elas não fiquem de fora da 4ª Revolução Industrial.

Este vídeo apresenta o projeto piloto com a Continental Parafusos. Mais para frente compartilharemos um estudo de caso mais completo sobre o projeto e seus ganhos.


A Konitech, representante autorizada da Oden no Brasil, é uma empresa de consultoria, provedora e integradora de soluções de digitalização da manufatura, Inteligência Artificial e IOT Industrial, com mais de 15 anos de história em implementar novas tecnologias para diversos segmentos industriais, com clientes no Brasil e no Exterior. Fale conosco para levar a Transformação digital para a sua empresa, podemos te ajudar!

Fonte: Oden Technologies

 

E-BOOK

Este guia é nossa tentativa de convencê-lo de que a primeira palavra na expressão “Cultura Digital” é a mais importante das duas. Adiante, iremos definir e descrever a cultura digital na manufatura; delinear conceitos tecnológicos importantes; e fornecer estratégias concretas para alinhar a visão com a prática. No final, você terá uma base para promover uma forte cultura digital em sua organização e colher os benefícios trazidos por ela.

One Trackback:

[…] está atualmente em sua jornada de transformação digital. Conforme discutimos brevemente em um post recente, o caminho para a fabricação inteligente pode ser dividido em quatro níveis diferentes. Vamos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *