fbpx
análise preditiva

Por Luis Morinigo, VP Business Development & Strategic Partnerships da TwinThread

Em qualquer ambiente industrial ou dependente de processos para impulsionar o desempenho inovador quase certamente levará a cenários nos quais surgem desafios operacionais. Quando seus especialistas estiverem testando novas ideias do que poderá ser alcançado dentro do seu ecossistema operacional, a capacidade da sua organização em resolver isto com precisão e rapidamente é essencial para manter uma vantagem competitiva e ter sucesso.

Um dos maiores desafios que seus especialistas no assunto enfrentarão inevitavelmente ao tentar elevar o nível do que possa ser realizado é a sobrecarga de informações. A realidade é que, para a maioria das organizações, o problema não é haver poucos dados dos quais extrair algo − é ter muitos dados para serem avaliados de forma eficaz. Seus solucionadores de problemas ficam tão sobrecarregados com informações que pode ser entediante e difícil identificar quais dados são os mais importantes para encontrar a solução que você está procurando.

É aqui que uma plataforma abrangente de análise preditiva pode fazer a diferença. Não importa qual faceta de suas operações você almejou otimizar, não há melhor companhia para atingir seu objetivo do que uma solução de operações preditivas, que mantém seus especialistas bem equipados.

Há uma infinidade de pontos problemáticos que podem ser superados com a implementação da análise preditiva. Neste artigo, exploraremos 6 desafios específicos que são resolvidos por meio de vários aplicativos de uma plataforma de operações preditivas.

Milhões jogados no lixo

Toda grande organização mantém a qualidade de seus produtos em um alto padrão, e sua base de clientes espera uma entrega consistente de acordo com esse padrão. Nem é preciso dizer que sua organização não permitiria produtos abaixo da média além dos limites da instalação na qual eles foram produzidos. Essa não é a questão. O problema é quando houver uma quantidade insuportável de produtos insatisfatórios produzidos. Esse desperdício poderá custar milhões à sua organização, se não for eliminado (ou, pelo menos, reduzido).

Quando o produto inutilizável é deixado no chão de fábrica, você estará observando os lucros potenciais irem pelo ralo. Felizmente, a solução para esse problema não é complicada. Você só precisa de algo que lhe permitirá aprimorar ainda mais seus ativos e processos, para garantir que o que você está produzindo esteja consistentemente atingindo os padrões desejados, em vez de ficar aquém. Esse “algo” é uma plataforma abrangente de operações preditivas com um aplicativo de qualidade preditivo pronto para usar. Quando seus especialistas no assunto tiverem a capacidade de alavancar facilmente seus dados e identificar os principais insights que lhes permitam fazer adaptações em linha e em tempo real, limitar o desperdício será apenas uma questão de tempo.

No entanto, certifique-se de usar uma solução de análise preditiva que coloque seus especialistas no controle da operação. Com muita frequência, os principais solucionadores de problemas são deixados de lado, e isso é um grande erro. Uma plataforma de análise preditiva válida entende sua função e certamente não deve substituir sua experiência interna.

Pelo contrário, ela tem que falar diretamente com seus especialistas. Como ocorre com qualquer solução que pretenda aumentar a eficiência, a velocidade para obter o insight acionável é tudo. E nada pode ir mais rápido a esse respeito do que seus especialistas capacitados com uma plataforma preditiva que os entenda e que também entenda o ambiente no qual eles operam. Com esta metodologia conduzindo os esforços de sua organização, a lacuna entre qualidade e quantidade desaparecerá rapidamente.

Produzindo muito pouco ou demais

Sua operação tem uma meta a atingir, com base na demanda do mercado pelo produto que você produz. Almejar essa cota é uma coisa – atingi-la é outra. Por mais que seja desastroso ficar aquém, pode ser igualmente caro produzir mais do que o necessário. Então, como você consegue precisão operacional? Como você poderá ter confiança de que, não importando o rendimento necessário, você poderá atingir suas metas com precisão todas as vezes?

A resposta é uma visão operacional. Você poderá obter esse insight de duas maneiras. A primeira é aprender produzindo repetidamente, procurando o ponto ideal até encontra-lo. Obviamente, isso é ineficiente e lento. Além do mais, não será escalonável. Você só terá uma ideia por alto sobre o ponto ideal para essas condições específicas. Se a produção precisar mudar, você estará de volta à estaca zero. Felizmente, há uma abordagem alternativa, que é implementar uma plataforma de operações preditivas que ofereça um aplicativo de rendimento preditivo fácil de usar. Em vez de testar tediosamente o ponto ideal, às custas da eficiência operacional do momento, seus especialistas poderão usar sua riqueza de dados para localizar os principais insights que lhes permitirão otimizar as configurações. Esses pequenos ajustes que seus especialistas no assunto fazem, baseando-se em percepções preditivas, resultam em quantidades precisas.

Portanto, não apenas você estará aprimorando seu rendimento em grande velocidade, mas tudo que você aprender poderá ser escalonado − permitindo que você otimize as operações em sua empresa. Chega de tentativa e erro para descobrir aos poucos os melhores métodos para produzir o que você precisa. Com um aplicativo de throughput preditivo, feito sob medida para sua equipe de especialistas inovadores, a frase “tentativa e erro” cairá rapidamente em desuso.

Consumo desnecessário de energia

As contas de energia são frustrantes, não importa como você as divida. Todavia, se você quiser adicionar um insulto à injúria, acrescente a essa fatura uma falta de compreensão geral de como a energia faturada foi consumida. Sem dinheiro e sem saber como, a coisa não fica muito pior do que isso. Não há um método para interromper o ciclo de faturamento para o consumo de energia.

No entanto, a boa notícia é que, baseando-se em seus dados existentes, seus solucionadores de problemas poderão obter uma imagem clara de como a energia está sendo usada em suas operações e se há uma oportunidade de cortar a gordura − o que provavelmente resultará em um valor mais tolerável em seu saldo devedor. Qualquer solução preditiva que valha a pena oferecerá um aplicativo de eficiência energética preditiva que permitirá que você estabeleça recursos de medição suave dentro do software para otimizar as operações, identificando com rapidez e precisão as saídas de nível de energia adequadas para realizar exatamente o que seu processo de produção precisa alcançar. O uso excessivo de energia aumenta, especialmente quando você considerar todo o escopo das operações da sua empresa.

É por isso que aprender na hora e ser capaz de dimensionar adaptações rapidamente é a chave para eliminar custos desnecessários. Francamente, você nunca vai olhar para uma conta e sorrir.

No entanto, você provavelmente não será capaz de tirar o sorriso do rosto ao olhar para as suas finanças de final de ano e poder ver evidentemente a economia substancial ano após ano. A otimização da produção de energia operacional é facilitada pela implementação de uma plataforma de operações preditivas amigável, que equipe seu know-how com um aplicativo abrangente de eficiência energética preditiva.

Tempo imprevisto de inatividade

Esteja você supervisionando a operação de uma linha de produção ou de uma frota de ativos, o tempo de inatividade não programado e não planejado pode ser absolutamente devastador para o bem-estar financeiro e a sustentabilidade de sua organização. Francamente, este é um resultado inaceitável, e com razão. Compensar o custo do dano dos ativos ou componentes com o custo dos ciclos de produção sendo parcialmente (ou completamente) interrompidos não é aceitável.

Felizmente, vivemos em uma era em que você não precisa perder o sono pensando se uma falha de ativo está à espreita ao virar a esquina. Implementar uma solução de análise preditiva adaptada para aumentar os esforços de sua experiência interna é a melhor abordagem para diminuir significativamente sua ansiedade em relação ao tempo de inatividade e otimizar suas operações para que você possa aumentar sua confiança em relação à possibilidade de tempo de atividade. Uma plataforma que capacite seus especialistas de domínio com um aplicativo de tempo de atividade preditivo rico em insights permitirá a descoberta de causas-raiz nunca vistas, e que estão resultando em variabilidades operacionais, empurrando ativos para fora de sua faixa ou função ideal.

Essas variações, se deixadas sem controle, quase certamente levarão a um tempo de inatividade que o incomodará quando você menos esperar. Entretanto, com seus especialistas no assunto trabalhando em conjunto com uma solução preditiva facilmente conectada, essas variações serão domadas antes mesmo de terem a chance de se manifestar através de incidentes.

Sem a capacidade de identificar e interpretar a variabilidade, você será forçado a adotar uma abordagem reativa na forma como ela opera. Equipar sua organização com uma solução preditiva intuitiva permitirá que você planeje de forma tangível o tempo de atividade futuro e interrompa, de maneira proativa, as causas raiz do tempo de inatividade na origem. Por que esperar e se preocupar quando você pode prevenir e planejar?

Falhas catastróficas

Catástrofe é uma palavra que você nunca quer ouvir pronunciada em relação às suas operações. Quando um ativo falhar porque estava sendo executado fora de seus parâmetros ideais ou porque simplesmente não tinha mais nada a oferecer, você provavelmente estará diante de uma infinidade de impactos negativos em seu negócio. Em primeiro lugar, a segurança e o bem-estar do seu pessoal. Uma falha catastrófica de um ativo, como uma explosão (por exemplo), pode facilmente mutilar ou ferir mortalmente um ou vários colaboradores. Este é, obviamente, um resultado inaceitável. Em segundo lugar, você estará olhando para o custo extenso de ter que substituir os ativos destruídos e ter que lidar com um longo tempo de inatividade, que interfere em seus ciclos de produção.

A boa notícia é que essas situações são totalmente evitáveis. Existem soluções que permitem que seus especialistas se tornem tão íntimos de seus dados que eles terão o poder de manter os técnicos em manutenção informados sobre as necessidades de ajuste. Com uma plataforma que oferece um aplicativo de confiabilidade preditiva de ativos, seus ativos serão monitorados continuamente em seu desempenho e avisos avançados serão fornecidos para que os esforços de manutenção possam ser planejados estrategicamente, evitando que falhas desnecessárias ocorram.

Com a capacidade de antecipar qualquer evento de falha importante, você não apenas aumentará a confiança em suas operações, aumentará a eficácia de sua programação de manutenção e obterá maior tempo de atividade; você aumentará a lucratividade e diminuirá custos desnecessários. Sem mencionar que seus especialistas sentirão que estão contribuindo de maneira significativa ao serem equipados para ter uma visão de ação que lhes permita inovar continuamente.

Você deve poder confiar em seus ativos. Eles são os cavalos de batalha de sua operação. A melhor maneira de aumentar a qualidade dessa confiabilidade é conectar seus dados em uma plataforma de operações preditivas, que permita o monitoramento em linha e capacite seus colaboradores para operacionalizar insights rapidamente.

Falhas de componentes críticos

Isto é um clichê, mas vale a pena afirmar que nenhum equipamento é feito para durar uma eternidade. Como tudo o mais, um ativo tem uma data de validade. A chave é obter o máximo possível dessa peça da máquina e espremer até a última gota o que ela tiver para dar. Mas, não só isso. Para ser totalmente eficiente, você precisa estar totalmente informado de quando a última gota será espremida. Você precisa ser capaz de identificar com precisão quando precisará planejar uma fase de transição do ativo antigo para a sua substituição.

Obter muitos anos de funcionamento de um ativo é ótimo. No entanto, os benefícios que você experimenta com uma peça de equipamento que lhe dá longevidade serão todos desfeitos se um de seus componentes críticos finalmente falhar e, como você não teve os insights para ver isso chegando, sua operação sofrerá um período de menor produtividade, enquanto aguarda a substituição ser instalada e operacionalizada. A realidade é que o melhor recurso ao qual você poderá recorrer para atingir o seu potencial de lucro é o seu know-how interno.

O seu pessoal sabe quais objetivos você deve almejar para atingir o maior nível de otimização. A única coisa que separa seus especialistas no assunto a atuar de acordo com essas metas são os insights não descobertos, que estão enterrados em seus dados existentes.

Eles precisam de uma plataforma que remova a barreira criada pela profundidade e amplitude de suas informações operacionais. Uma solução que coloque em suas mãos um aplicativo de vida preditiva de ativos de rápida percepção, que permitirá que eles se aproximem de seus dados como nunca antes. Estando ainda mais familiarizados com os detalhes mais sutis do que os insights estão dizendo, eles serão capazes de determinar quando um plano de transição de ativos deverá ser acionado. Isso garante que suas operações não sejam deixadas em apuros por uma falha inesperada de componente ou expiração de ativo. Seus especialistas serão capazes de ver, em tempo real, os desvios ou quedas no desempenho, informando suas decisões para planejar a troca de componentes ou os procedimentos de transição total de ativos, da maneira mais eficiente possível.

Como começar

Executar uma operação em grande escala com pressões de produção pode explorar os pontos fracos (dolorosos) e aumentar sua potência. Todavia, o lado positivo disso é que, quando surgir uma dor, aqueles que desejarem resolvê-la não estarão longe. Seus especialistas internos possuem o conhecimento operacional exclusivo, específico para o seu ambiente, e o impulso inovador para eliminar quaisquer desafios. Às vezes, para obter o máximo de seus esforços, basta um pouco de ajuda para que eles sejam apontados na direção certa.

Uma abrangente plataforma de operações preditivas com um conjunto de aplicativos multifacetados será a luz que orientará seus especialistas de domínio. Permitindo que eles superem a sobrecarga de informações e alcancem os insights que estão procurando localizar; eles serão então capazes de agir de acordo com o que aprenderem em dias. Isso significa alívio rápido da dor, otimização aprimorada e maiores lucros. Existem muito poucas situações na vida em que mais dinheiro significa menos problemas, e esta é uma delas.

Se você quiser saber mais sobre como é uma plataforma de operações preditivas abrangente e como ela deve ser fácil de implementar e usar, comece hoje mesmo, entrando em contato conosco aqui.

A plataforma de Análise Preditiva da TwinThread é representada no Brasil com exclusividade pela Konitech!

Fonte: TwinThread

× Como posso te ajudar?