fbpx
painéis de manufatura

Por John Klaess

O que é um painel de manufatura?

Um painel de manufatura é uma representação visual em tempo real de um processo de manufatura. Os painéis de manufatura combinam gráficos, tabelas e outras técnicas de visualização para facilitar o entendimento dos KPIs (indicadores chave de desempenho) de produção. Eles organizam dados de máquinas, sensores, dispositivos e trabalhadores e mostram avarias fáceis de ler e disponíveis instantaneamente, às quais toda a operação pode fazer referência.

Com os painéis de produção, você não precisa gastar tempo coletando e analisando dados de produção. Está tudo lá para você, quando você precisar.

Neste artigo, apresentaremos vários exemplos de diferentes painéis de manufatura.

Vamos ver quais são eles:

  • Os tipos de dados de manufatura que eles estão exibindo
  • Como eles os estão organizando
  • As melhorias que esses painéis desbloqueiam

[Se você gostar de quaisquer dos painéis apresentados a seguir, você poderá experimenta-los por meio de uma avaliação gratuita da Tulip]

6 exemplos de painéis de manufatura para transformar seu chão de fábrica

1) O painel de “controle de missão”

Os painéis de “controle de missão” são visões gerais de alto nível para manter toda a equipe alinhada.

Nesse painel, vemos todas as informações necessárias para ter uma noção de como a produção está ocorrendo em um determinado dia. A partir daí, você pode ver como esse dia se compara aos outros naquele mês.

De cima para baixo, veja o que este painel lhe mostra:

  • Há quanto tempo ocorreu o último incidente de segurança;
  • As condições da operação (você também poderá acrescentar temperatura, nível de ruído e outras condições do ambiente);
  • Um detalhamento do desempenho de cada operador em cada dia, durante o mês;
  • Uma contagem diária de unidades com rendimento na primeira passagem;
  • Quebras específicas da linha, com opções para clicar em novos painéis para obter informações mais detalhadas.

painéis de manufatura
Um painel de “controle de missão” em uma tela acessada pelo seu smartphone. Tenha uma visão panorâmica de qualquer lugar em sua fábrica

Cada painel de controle de missão pode ser configurado para mostrar os dados de que você precisa.

2) Visão geral do chão de fábrica

Os painéis de visão geral do chão de fábrica fornecem uma visão geral da produção. Eles começam por uma visão esquemática, ou uma planta baixa, sobrepõem dados críticos sobre produtos, e colocam camadas de informações sobre o desempenho de células, máquinas ou da planta por cima de tudo.

painéis de manufatura
Esta visão geral do chão de fábrica mostra como os materiais se movem pelas linhas e pode ajudar a identificar gargalos e disrupções

Esses painéis podem ajudá-lo a rastrear materiais desde o momento em que chegam até o momento em que partem. Você pode identificar gargalos rapidamente e acompanhar exatamente quando o tempo não planejado de inatividade atrasar uma execução.

Veja o que este painel lhe mostra:

  • Quanto inventário chegou;
  • Se certas máquinas estão ou não ocupadas;
  • Níveis de estoques com sobra técnica (uma codificação por cores facilita a identificação das necessidades de reabastecimento);
  • A quantidade de produto acabado que está pronta para ser despachada.

Ao mapear as métricas de produção para o espaço físico, esses painéis fornecem uma maneira simples de entender se seus fluxos de trabalho estão ou não otimizados.

3) Painéis de OEE

A OEE é um KPI fundamental de manufatura. É uma maneira simples de saber se você está satisfazendo as expectativas de produção e, se agora, há problemas, e, se houver, onde eles estão.

Os painéis de OEE fornecem leituras em tempo real de cada um dos pilares da OEE (qualidade, disponibilidade, desempenho) para tantas máquinas quanto você precisar.

painéis de manufatura
Um painel da OEE para toda uma frota de máquinas

No primeiro painel, pode-se ver leituras da OEE sobre a atual situação de toda uma frota.

Cada uma dessas máquinas pode ser configurada como um botão, permitindo clicar e detalhar ainda mais qualquer uma delas.

Veja um exemplo:

painéis de manufatura
Este é um exemplo de painel de pesquisa que você pode conectar a qualquer máquina em um painel de OEE

4) Painel de disponibilidade de sala/ativo

Muitos processos, especialmente na manufatura de produtos farmacêuticos, não podem ser concluídos, a menos que certas salas ou ativos estejam disponíveis.

Métodos padrão para rastrear salas usam ímãs e quadros brancos, que não são eficazes e podem levar a falhas de comunicação.

Os painéis de disponibilidade mostram exatamente se uma sala ou ativo estão prontos para uso.

Neste painel de manufatura, a situação das salas é comunicada de algumas maneiras:

  • Cores designam o propósito das salas;
  • O painel do projeto atual mostra qual projeto ou processo está programado a seguir;
  • A tabela que fica em baixo à esquerda fornece a situação de cada sala;
  • A barra de navegação na parte inferior permite alternar entre os processos, situação das salas, registros de manutenção e análises.

painéis de manufatura
Um painel de visão geral das salas, para coordenar a produção com a disponibilidade de recursos

5) Painel da produção diária

É importante saber se você está cumprindo ou não suas metas de produção horária. Os painéis de meta de produção mostram quantas peças você concluiu em relação às metas horárias. Isso permite que você veja quais turnos, linhas e funcionários estão se desempenhando melhor.

painéis de manufatura
Esse painel de produção diária ajuda a alinhar as metas de produção com a produção real

Veja um detalhamento:

  • A coluna à esquerda mostra se você está ou não atingindo as quotas diárias;
  • A coluna do meio lhe fornece a situação atual das peças produzidas;
  • As colunas da direita lhe mostram a meta e a diferença entre a realidade e a meta.

6) Painéis de desempenho dos operadores

É fundamental avaliar objetivamente o desempenho dos operadores. As métricas do desempenho verdadeiro oferecem uma maneira de identificar os melhores desempenhos, que podem ter descoberto uma maneira melhor de executar uma tarefa ou um conhecimento convencional que vale a pena institucionalizar e documentar. E isso permite que você antecipe e retreine os funcionários atrasados.

painéis de manufatura
Os painéis de desempenho dos operadores o ajudam a ver quem são aqueles que têm os melhores desempenhos, quais operadores estão com dificuldade para executar determinada etapa do processo criando gargalo e quais deles podem precisar de mais treinamento.

No painel você pode ver:

  • Os itens que estão no eixo X são etapas de uma montagem de múltiplas etapas;
  • No eixo Y está o tempo;
  • Os pontos coloridos representam quanto tempo um operador gasta em determinada etapa e cada cor corresponde a um operador individual.

Esses tipos de painéis podem lhe oferecer uma enorme quantidade de informações sobre seus processos, sua força de trabalho e o que você precisa fazer para melhorar.

Conclusões

Os painéis de manufatura podem fazer a diferença entre descobrir um problema e a situação atual. Eles fornecem a visibilidade de que você precisa para obter sua próxima grande melhoria.

Se você quiser começar a usar esses painéis, faça uma tentativa gratuita com a Tulip hoje mesmo clicando aqui. E caso precise de ajuda, a Konitech está aqui para auxiliá-lo.

Fonte: Tulip

E-BOOK

Augmented Worker

Potencializando as Pessoas na Indústria 4.0

Este guia apresentará o aprimoramento da manufatura – as novas tecnologias, seus casos de uso e seus princípios. Definiremos o que significa extensão no contexto da manufatura, explicaremos por que a manufatura precisa ser aprimorada agora e avaliaremos as diferentes tecnologias e aplicações que estão ampliando a atividade dos trabalhadores no chão de fábrica, no cenário atual.

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?