fbpx
empresas líderes da Indústria 4.0

Por John Klaess

A Indústria 4.0 fez jus à euforia?

O termo "Indústria 4.0" existe há quase uma década.

Obviamente, isso significa que estamos há quase uma década na 4ª Revolução Industrial. Nesse estágio, é possível avaliar se esse termo correspondeu ou não à euforia por ele causada.

O World Economic Forum e a McKinsey divulgaram no começo deste ano seu último relatório denominado “Global Lighthouse Network”. Este é um estudo abrangente das empresas que estão percebendo (e usufruindo na prática) o potencial da Indústria 4.0. Vale salientar, que neste caso específico “lighthouse” não se refere a “farol” (as torres com objetivo de orientar os navios à noite) e sim ao conjunto de empresas manufatureiras que fazem parte deste estudo e que estão “iluminando” o caminho à maturidade da indústria 4.0.

empresas líderes da Indústria 4.0
Localização global das organizações destacadas no estudo. Como representantes brasileiras, temos a fábrica da Renault localizada em São José dos Pinhais (PR) e a fábrica da MODEC localizada no Rio de Janeiro. Fonte: WEF e McKinsey, “Global Lighthouse Network: Insights sobre a Vanguarda da 4ª Revolução Industrial”

Resumimos as principais conclusões do relatório para você, mas recomendamos a sua leitura na íntegra.

Estas são as coisas que todo líder de manufatura pode aprender a partir destas empresas líderes.

10 coisas que a manufatura pode aprender a partir das empresas líderes da Indústria 4.0

1) O futuro está aqui

Até recentemente, as empresas expressavam duas críticas comuns às tecnologias digitais.

  1. Elas realmente fazem aquilo que os vendedores dizem que elas fazem?
  2. Sim, mas isto nunca poderá ser escalonado...

O relatório é uma reprimenda aos céticos, mostrando que:

  1. Sim, as tecnologias fazem o que os vendedores dizem que elas fazem
  2. Sim, o escalonamento é possível.

Todas as empresas apresentadas no relatório ostentavam casos impressionantes de uso, como manutenção preditiva, logística de entrada automatizada, gerenciamento de recursos em tempo real e autenticação biométrica dos operadores. Cada impacto foi listado ao lado de uma melhoria percentual invejável.

Além disso, o critério básico para o reconhecimento como uma “Lighthouse” (empresa líder na Indústria 4.0) foi implementado em escala. Se a Indústria 4.0 é o futuro, o futuro está aqui.

2) Mas ele não é uniformemente distribuído

Pode ter passado sem o destaque dos autores que as empresas apresentadas no estudo estão entre as maiores do mundo.

De fato, existe uma lacuna tecnológica crescente entre os líderes e os demais, onde a grande maioria é constituída por PMEs (pequenas e médias empresas).

Entretanto, as PMEs representam até 60% da cadeia de valor da manufatura em todo o mundo (e 70%+ do total das organizações), e um mundo em que elas perdem é um mundo em que todos perdem.

Os autores argumentam que é necessária ampla ação e colaboração para espalhar os benefícios da 4ª Revolução Industrial para todos, ou "em breve poderemos acabar em um cenário bipolar, com apenas vencedores e perdedores".

3) As empresas líderes foram projetadas para escalonar

Este é um ponto essencial: as empresas líderes planejam o escalonamento com antecedência.

Muitas empresas hesitam em pensar em escalonar antes de provar o valor de um projeto digital inicial. Isto pode parecer algo como colocar a carroça antes dos cavalos.

empresas líderes da Indústria 4.0
Alguns pontos chave sobre a arquitetura de expansão. Fonte: WEF e McKinsey, “Global Lighthouse Network: Insights sobre a Vanguarda da 4ª Revolução Industrial”

Todavia, o que o relatório mostra é que as empresas líderes escapam do "purgatório piloto" precisamente porque foram responsáveis pelo escalonamento desde o início.

4) As empresas líderes estão comprometidas com mudanças estruturais

E as mudanças estruturais se estendem por todas as facetas de seus negócios.

Segundo o relatório, as organizações que escalonaram efetivamente também inovaram "todo o sistema operacional".

Os autores observaram que essa transformação no nível do sistema toca quatro dimensões na prática.

  • O processo de negócios
  • Os sistemas gerenciais
  • Os sistemas de pessoal
  • Os sistemas de IIoT/dados

Portanto, se você estiver pensando nos possíveis impactos das tecnologias da 4ª Revolução Industrial em suas operações, pense no que precisaria acontecer ao seu redor para que você possa obter todos os benefícios.

empresas líderes da Indústria 4.0
A expansão exigiu mudanças estruturais em larga escala. Fonte: WEF e McKinsey, “Global Lighthouse Network: Insights sobre a Vanguarda da 4ª Revolução Industrial”

5) As empresas líderes são ágeis

A própria metodologia ágil está desfrutando de um renascimento na manufatura. De acordo com o relatório, isto é especialmente verdadeiro entre as empresas líderes.

Embora o ágil possa ser implementado de várias maneiras, o que uniu o entendimento de ser ágil pelas empresas líderes foi a ênfase na colaboração multifuncional e a iteração rápida e contínua.

Os autores enfatizam que cada empresa líder integra pelo menos 20 casos de uso da tecnologia digital. Cada um desses casos de uso surgiu de um piloto em pequena escala ou de um bloco de construção único e só cresceu até a maturidade após testes e iterações substanciais.

6) Investir em tecnologia significa investir em pessoas

É fácil pensar sobre investir em tecnologia como sendo um investimento em circuitos e em software.

Assim mesmo, uma coisa está clara: as empresas líderes investem na transformação da força de trabalho. Houve seis amplas estratégias centradas em seres humanos:

  • Empoderar a linha de frente dos trabalhadores para inovar usando tecnologia e dados;
  • Criar proativamente recursos técnicos e flexíveis, e gerenciar o desenvolvimento de talentos;
  • Ajustar a estrutura organizacional para permitir a transformação da 4ª Revolução Industrial;
  • Implementar novas maneiras de trabalhar, como agilidade e maior transparência;
  • Aumentar as tarefas diárias operacionais e de montagem por meio de automação e tecnologia;
  • Aumentar os níveis de resolução de problemas e de colaboração na linha de frente.

As empresas líderes que investiram pesadamente em seu pessoal viram melhor envolvimento dos trabalhadores e maior sucesso no projeto.

Aqui vale a pena citar os autores.

"Uma cultura focada no envolvimento da força de trabalho da linha de frente facilita a implementação bem sucedida e a adoção contínua de tecnologia".

empresas líderes da Indústria 4.0
Todas as empresas líderes investiram pesadamente em seu pessoal. Aqui estão as principais habilidades da 4ª Revolução Industrial. Fonte: WEF e McKinsey, “Global Lighthouses Network: Insights sobre a Vanguarda da 4ª Revolução Industrial”

7) A manufatura sustentável (verde) é boa para o lucro 

As emissões de gases poluentes tendem a ser o “elefante branco na sala de estar” das fábricas. Especialmente porque a manufatura é responsável por mais de 22% das emissões mundiais de carbono.

Mas não precisa haver uma troca entre rentabilidade e sustentabilidade.

Os autores mostraram convincentemente que as mesmas tecnologias digitais que multiplicam receita também melhoram a sustentabilidade na fabricação.

Isso ocorre porque muitas tecnologias digitais reduzem custos difíceis, diminuindo drasticamente o consumo de recursos e minimizando o desperdício. Portanto, à medida que a sustentabilidade se torna uma questão cada vez maior na manufatura, é importante perceber que essas iniciativas costumam ser boas para os negócios.

8) Principais lições das empresas líderes sobre as fábricas para levar para casa

Estes pontos destacados no relatório merecem atenção (confira as páginas 15 a 17 para obter descrições detalhadas):

  • Iterar continuamente
  • Pensar nas tecnologias como sendo um ecossistema
  • Incentivar a colaboração
  • Certificar-se de que as arquiteturas da IIoT sejam construídas para serem escalonadas
  • Uma governança clara reúne tudo

9) Principais lições das empresas líderes sobre cadeia de valor para levar para casa

Das organizações que conquistaram essa distinção "empresas líderes da cadeia de valor de ponta a ponta", alguns pontos merecem destaque:

  • A tecnologia ajuda a transformar o relacionamento com os clientes
  • A conectividade elimina silos de dados em todas as funções
  • Os dados criam transparência através de toda a organização

10) Haverá necessidade de todos nós para espalhar a revolução

O relatório termina com uma frase de chamariz. Trabalhar em prol da neutralidade do carbono. Permitir que as PMEs tenham as mesmas oportunidades e recursos que as grandes empresas. Investir na aprendizagem ao longo da vida dos trabalhadores. Colaborar com o governo e os formuladores de políticas em políticas fortes e mutuamente benéficas.

Acelerando a adoção de IIoT nas PMEs

A Konitech está participando do projeto “Acelerando a adoção de IIoT nas PMEs”, que conta com o apoio do WEF – World Economic Fórum e parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o Ministério da Economia e o IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

O objetivo do projeto é aumentar a produtividade das pequenas e médias empresas aplicando tecnologias de IIoT (Industrial Internet of Things) para que elas não fiquem de fora da 4ª Revolução Industrial.

Este vídeo apresenta o projeto piloto com a Continental Parafusos. Mais para frente compartilharemos um estudo de caso mais completo sobre o projeto.

Se as empresas líderes forem consideradas como uma indicação, o futuro da manufatura parece ser brilhante. Fale conosco, se você precisar de ajuda para levar a 4ª Revolução Industrial para a sua empresa.

Fontes: Tulip e Konitech

E-BOOK

Este guia é nossa tentativa de convencê-lo de que a primeira palavra na expressão “Cultura Digital” é a mais importante das duas. Adiante, iremos definir e descrever a cultura digital na manufatura; delinear conceitos tecnológicos importantes; e fornecer estratégias concretas para alinhar a visão com a prática. No final, você terá uma base para promover uma forte cultura digital em sua organização e colher os benefícios trazidos por ela.

One Trackback:

[…] faz sentido. Muitos dos desenvolvimentos mais empolgantes da 4ª Revolução Industrial são o resultado de uma convergência de novas […]

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?